Mais Médicos: saiba qual etapa termina nesta quinta-feira (10)

Quando o período de apresentação for concluído, o Ministério da Saúde realizará um novo balanço das vagas (Fotografia - reprodução Internet)

A próxima chamada será nos dias 23 e 24 de janeiro para profissionais brasileiros formados no exterior

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, termina nesta quinta-feira (10) o prazo para que os médicos com CRM no Brasil, inscritos na segunda chamada do edital do Programa Mais Médicos, apresentem-se nos municípios onde irão atuar. A etapa contou com 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Ao todo, 1.707 profissionais com registro brasileiro escolheram localidades.

Aqueles que decidirem por não trabalhar no Programa devem informar a gestão municipal, que comunicará a desistência ao Ministério da Saúde. Ao término do prazo de apresentação, a pasta realizará um novo balanço das vagas. As vagas que não forem ocupadas serão recoladas no sistema, para que outros profissionais tenham chance de escolhê-las. Inicialmente, estão disponibilizadas 842 vagas em 287 municípios e 26 DSEI.

A próxima chamada do Programa Mais Médicos acontece nos dias 23 e 24 de janeiro, para profissionais brasileiros formados no exterior. Nos dias 30 e 31 de janeiro, os médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades com vagas em aberto.

O Ministério recebeu 10.205 inscrições de profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) dispostos a participarem do Programa. O prazo para o envio da documentação dos profissionais encerrou em dezembro de 2018 e estão em análise pela pasta.

Próximas etapas

De 07/01 a 10/01 – Apresentação nos municípios dos médicos com registro no Brasil
De 23/01 a 24/01 – Médicos brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis
De 30/01 a 31/01 – Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis

Mais médicos

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 DSEIs, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.


LEIA MAIS

Programa Mais Médicos abre 213 vagas no Espírito Santo

Conteúdo Publicitário