25.9 C
Vitória
sábado, 4 dezembro, 2021

Mais de 30 espetáculos no ‘Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória’

As peças serão apresentadas, gratuitamente, entre os dias 5 e 12 de novembro. Montagens brasileiras e também de países como Chile e Cuba estarão em cena

Por Munik Vieira

Mais de 30 espetáculos de vários estados brasileiros e de países como Chile e Cuba vão integrar a programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – 17ª edição, que vai acontecer entre os dias 5 e 12 de novembro, em formato híbrido, com apresentações virtuais e presenciais – em vários pontos da Capital.

O ator e produtor cultural Cezar Baptista, morto no dia 21 de julho do ano passado, será o grande homenageado do evento, que contará ainda com oficinas, debates e lançamento de livros.

A abertura do evento será no no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na sexta-feira (05), às 19h30, com a presença de personalidades da cena cultural capixaba. Às 20h, o Grupo Teatro Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, subirá ao palco para apresentar a peça “Os sacrilégios do amor”, montagem inspirada nos contos de Nelson Rodrigues. Só será permitida a entrada mediante apresentação do passaporte de vacinação.

O segundo dia do evento será marcado por uma programação intensa, com a apresentação de quatro espetáculos – Vida Seca (SC), 68 (MG), Via sacra (ES) e A peleja de Leandro na trilha de cordel (SE), além das oficinas “Iniciação ao teatro de bonecos”, com o professor Dudu Guimarães (ES) e “Oficina de direção”, com Luiz Paixão e Mariana Bizotto (MG). Também será apresentado, via Youtube, o programa “Encontro com a estrela”, onde a atriz Beth Caser entrevista o iluminador Waldir Casteglione.

Internacionais em cena

As peças “Títeres de Hielo”, do Grupo Teatro Viajero, de Cuba e “Después de vivir un siglo, homenaje a Violeta Parra”, do Chile, serão as representantes da Mostra Oficial Internacional, que terá apresentações virtuais. O primeiro, um espetáculo de marionetes, é estruturado em três contos: “Hamlet”, “Sorvete” e “Dois em uma República”, dirigido por Carmela Nuñez. Já o segundo é um tributo à cantora e compositora chilena Violeta Parra, considerada uma das principais folcloristas da América.

Oficinas gratuitas

Outro ponto alto na programação do Fenatevi são as qualificações gratuitas voltadas para artistas. Nesta edição, serão ofertadas quatro oficinas: iniciação ao teatro de bonecos, direção, teatro digital – presença remota e virtualização e a construção de pequenos monólogos a partir das memórias, todas com inscrições abertas.

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – 17ª é uma realização da Associação Cultural Circense e Ambiental Uma Floresta, com produção da Ratimbum Produções de Artes e apoio do Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade