16.9 C
Vitória
sábado, 31 julho, 2021

Mais de 2.500 vagas de emprego na Imetame nos próximos anos

Imetame recebeu autorização para construir porto em Aracruz. Vagas serão abertas ao longo dos próximos anos, para as obras e operação do porto

Por Samantha Dias 

Com a liberação da Secretaria de Patrimônios da União (SPU) para instalação de um terminal portuário em área da União, a Imetame vai dar início às obras ainda neste mês de junho. A expectativa é que sejam abertas, durante os próximos anos, 2.590 vagas de emprego.

De acordo com a empresa, durante o pico das obras do Porto está prevista a geração de 650 empregos diretos e mais 300 indiretos, principalmente na área da construção civil. O processo de seleção dos profissionais vai acontecer por meio do Sine Aracruz.

Para a etapa de operação, quando o Porto entrar em atividade com a sua capacidade máxima, estão estimadas 640 oportunidades diretas e outras 1.000 indiretas. Ou seja, as oportunidades abertas durante as obras de construção do porto mais aquelas necessárias para sua operação somam 2.590 vagas.

“A Imetame Logística Porto esclarece que as obras de instalação de seu terminal portuário entrarão em fase inicial e tem previsão de duração de 3 anos. Nesse período, prevê gerar 650 vagas diretas, no momento do pico das obras. Com a entrada em operação do Porto, serão geradas outras 640 vagas diretas. As vagas restantes são indiretas, e virão da atividade de parceiros e fornecedores do empreendimento”, disse a empresa, em nota, ressaltando que a totalidade das vagas não estão disponíveis agora, e serão abertas com o passar do tempo.

De acordo com a empresa, haverá demanda por profissionais de diversas formações, incluindo, por exemplo, profissionais da área de logística, de operação e manutenção de maquinário, além de profissionais que trabalham com serviços de documentação para comércio internacional.

Com um investimento na ordem de R$ 1,7 bilhão, o Porto terá o início das obras ainda neste mês de junho, com o transporte das primeiras pedras do quebra-mar, da pedreira até os arredores do Porto. Com conceito multipropósito, o Porto da Imetame será modelado para atender os mais diversos setores produtivos, com serviços de apoio à importação e exportação de cargas, como também embarque e desembarque de contêineres, carga geral, grãos e granéis líquidos. Além disso, toda a programação será eletrônica, desenhada para uma operação 100% automatizada e apta para a próxima geração de navios no Brasil.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade