Mais de 1 milhão de pessoas vacinadas contra gripe no ES

Foto: Divulgação

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 18 Estados e o Distrito Federal alcançaram a cobertura vacinal. O Espírito Santo ficou em quarto lugar no ranking

O Ministério da Saúde informou que mais de 53,5 milhões de pessoas dos grupos prioritários, entre eles, professores, gestantes, profissionais das forças de segurança de salvamento, crianças e idosos, se vacinaram contra a gripe, até essa segunda-feira (24).

Os dados mostram que 18 estados e o Distrito Federal conseguiram vacinar 90% do público-alvo. No total, foram distribuídas 59,5 milhões de doses para todo o país e os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar.

O Espírito Santo foi o quatro Estado e o primeiro da região Sudeste a atingir a meta antes mesmo da campanha ser encerrada. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, 1.230.928 pessoas foram imunizadas, o que representa 96,74% da cobertura vacinal.

Danielle destacou que apenas o grupo infantil e o de gestantes não alcançou a meta necessária, mas não deixou de obter um resultado positivo. Em comparação a 2018, no qual foi registrado 86,89%, o grupo infantil alcançou 88,52%. Já o de gestantes registrou 80,48% neste ano.

“A campanha de vacinação contra a influenza foi um sucesso no Estado. Observamos que houve uma homogeneidade e esperamos que no próximo ano consigamos aumentar a meta”, comemorou Danielle.

Doses remanescentes

A campanha foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e a partir do dia 03 de junho, as doses que sobraram poderiam ser administradas à população que não pertencia aos grupos prioritários em qualquer unidade básica de saúde.

Cerca de 40.758 pessoas receberam as doses. “Isso mostra que as pessoas estão engajadas em cuidar da saúde. Gostaria de agradecer à população capixaba por terem se vacinado e se preocupado com a doença que leva muitas pessoas à óbito todos os anos”, frisou.

Conteúdo Publicitário