Levantamento divulgado pelo DataSenado mostra preferência política de acordo com raça
Por Robson Maia
A 21ª edição da pesquisa nacional do Instituto DataSenado apontou que a maioria do eleitorado brasileiro se identifica com ideologias de direita. O estudo demonstra um recorte das preferências ideológicas de acordo com a raça, sendo que a maioria dos entrevistados disseram que possuem mais proximidade com ideias de direitas do que de centro ou da esquerda.
A edição do Panorama Político é comemorativa dos 20 anos do Instituto DataSenado, e teve a pesquisa realizada em parceria com a Nexus, área de Pesquisa e Inteligência da
FSB Holding – avalia a opinião dos brasileiros para indicar prioridades para a atuação parlamentar e quantificar percepções em relação à democracia brasileira; ao desempenho do parlamento; e aos principais temas em debate no país, inclusive aqueles que se inserem no contexto de eleições, como a identificação ideológica do eleitor.
A pesquisa foi realizada entre 5 e 28 de junho, quando foram entrevistados, por telefone, 21.808 cidadãos, em amostra representativa da população brasileira, ou seja, de quase 170 milhões de pessoas (169.840.184) com 16 anos ou mais. O nível de confiança de 95%.
No recorte de cor e raça, 32% entre a população que se identifica como branca/amarela disseram se identificar com a direita, enquanto apenas 15% alegaram ser de esquerda. 12% afirmaram que possuem posicionamentos de centro. Nenhuma das opções e não sei/prefiro não responder totalizaram 35% e 6% das respostas, respectivamente.
Já entre a população que se identifica como preta/parda/indígena, 26% disseram se identificar com a direita, enquanto apenas 14% alegaram ser de esquerda. 9% afirmaram que possuem posicionamentos de centro. Nenhuma das opções e não sei/prefiro não responder totalizaram 44% e 6% das respostas, respectivamente.
Confira aqui a pesquisa que aponta o perfil do eleitorado capixaba