Cacau Fest recebe em Linhares produtores, especialistas e apreciadores de chocolate para uma programação que contempla exposição, aulas, palestras e visitas
Por Redação
O município de Linhares será palco do maior evento da cadeia produtiva do cacau da região Sudeste. A segunda edição do Cacau Fest tem início nesta quinta-feira (17) e segue até o sábado (19), no Shopping PátioMix, com palestras, workshops práticos sobre o processo de produção de chocolate e atividades culturais que destacam a importância do cacau e do chocolate na cultura e na economia da região. Os workshops incluirão desde a colheita do cacau até técnicas de temperagem e moldagem de chocolate, oferecendo uma experiência completa para os participantes.
Com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais, como Juliana Hassler, proprietária da indústria de chocolates “Billy Bugga” (Suíça), o festival promoverá debates técnicos sobre a produção de cacau, inovação e tecnologia, sustentabilidade, além de oficinas culinárias que utilizam o cacau como estrela principal.
Além dos produtores e especialistas, o evento também é aberto ao público em geral e contará com feira de produtos com degustação de chocolates artesanais, derivados do cacau e outros produtos regionais.
O Espírito Santo é o terceiro maior produtor brasileiro de cacau, que é cultivado em 45 municípios, mas Linhares sozinha responde por quase 70% da produção estadual. Em todo o ano passado, a produção de cacau alcançou a marca de 13,7 mil toneladas, representando um aumento de mais de 16%, em relação a 2022.
“A cadeia produtiva do cacau no Espírito Santo é uma atividade que gera renda e desenvolvimento em dezenas de municípios do Estado. Os nossos produtores têm demonstrado que sabem produzir matéria-prima com qualidade e isso também fica evidente nos produtos finais, que são os chocolates e os derivados de cacau”, considera o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
O evento incluirá ainda um Dia de Campo na Fazenda Bom Retiro, uma referência em diferentes sistemas de plantio de cacau, como Pleno Sol, Cabruca e Sistemas Agroflorestais (SAF). Os participantes poderão observar práticas de manejo e tecnologias aplicadas, com estações temáticas que abordarão práticas de pós-colheita e fermentação.
A produção de derivados de cacau no Estado inclui, além dos famosos chocolates, as amêndoas fermentadas e secas, nibs, licor, manteiga, polpa, sucos, aguardente e ração animal da casca.
O público também poderá acompanhar a “Cozinha Show”, com aulas de receitas inovadoras com chefs renomados. O evento é organizado pela Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau) e conta com apoio do governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).