Parceria entre a ONG JA Brasil e a StartSe levará o projeto vencedor ao Vale do Silício, além de oferecer R$ 10 mil para acelerar o negócio. Inscrições abertas até 30 de setembro
Por Redação
As inscrições para o JA Startup, a maior competição universitária de startups do Brasil, já estão abertas e podem ser realizadas até 30 de setembro. Iniciativa da ONG Junior Achievement (JA) Brasil, em parceria com a StartSe, Ânima Educação e YDUQS, o projeto visa mobilizar e reconhecer estudantes de ensino superior com ideias de negócios relacionados a desafios climáticos e ambientais.
Os melhores projetos de cada região (Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste) apresentarão suas ideias no dia 30 de outubro, em São Paulo. A apresentação ocorrerá durante o Demoday Nacional no palco da SVWC, maior evento de inovação da América Latina. A startup vencedora do evento ganhará R$ 10 mil, mentorias com especialistas da StartSe, passagens aéreas para dois integrantes da equipe, e uma imersão no Vale do Silício, promovida pela StartSe.
Podem participar jovens de 18 a 29 anos, preferencialmente matriculados em uma instituição de ensino superior no país. As inscrições podem ser feitas de forma individual ou em grupo pelo site https://jabrasil.org.br/jastartup. As ideias destacadas para a apresentação final, em São Paulo, serão conhecidas até 15 de outubro.
Essa é a primeira vez que na edição nacional do JA Startup, criado em 2019, tem como desafios o clima e o meio ambiente. O diretor-executivo da Junior Achievement Brasil, Alexandre Mutran, destaca a relevância do tema, cujos desafios foram definidos por um time de especialistas, no contexto dos extremos e das tragédias climáticas e ambientais cada vez mais recorrentes.
“O planeta tem registrado recordes consecutivos de altas temperaturas. Aqui no Brasil, assistimos comunidades e biomas cercados pelas queimadas, assim como a tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul. O JA Startup busca proporcionar o diálogo e a criação de estratégias que atendam a esses desafios”, diz Mutran .
Ao fazer a inscrição dos projetos, os universitários receberão acesso à plataforma da competição, na qual terão de escolher 1 dos 6 desafios propostos no programa, todos relacionados a desafios climáticos e ambientais que acontecem ou podem acontecer no país.
“Na JA Brasil, acreditamos que conseguimos construir comunidades mais prósperas, conectando jovens criativos de todo o país para criarem soluções de problemas reais. E o JA Startup quer estimular e reconhecer as iniciativas desses estudantes, muitos deles já no mercado de trabalho”, afirma o diretor-executivo da Junior Achievement Brasil.