28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

ES alcança maior cobertura vacinal contra gripe na primeira semana

Em uma semana de campanha, 89.058 doses foram administradas, o que representa 10,57% do público-alvo do Estado

O Espírito Santo já alcançou a maior cobertura vacinal contra influenza do país em apenas uma semana em que a campanha foi iniciada. No total, foram 89.058 doses aplicadas em todo Estado. Isso representa 10,57% do público-alvo capixaba.

Os dados são parciais e foram registrados pelos municípios no sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI), até a noite desta terça-feira (16).

- Continua após a publicidade -

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações de Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, informou que o percentual está dentro do esperado para a primeira semana da campanha.

“A coordenação trabalha para alcançar uma meta semanal mínima de 10%. E no Dia D, que irá acontecer no dia 04 de maio, pretendemos alcançar 20%. Como são sete semanas no total, seria 70% da meta mínima, mais os 20% no Dia D. Se conseguirmos isso teremos, até o dia 31 de maio, a meta mínima de 90% alcançada”, disse.

Vale destacar que na manhã desta quarta-feira (17) aconteceu a abertura da vacinação para os povos indígenas e os integrantes de uma aldeia em Aracruz recebeu as doses da vacina.

Público-alvo

No Espírito Santo, 1.036.563 pessoas estão entre o público-alvo da campanha, que tem como meta imunizar pelo menos 90% (932.907) do total, conforme estabelece o Ministério da Saúde. Para atender a essa necessidade, o Estado irá receber um total de 1.130.100 doses da vacina do governo federal.

 

De acordo com a coordenadora Danielle Grillo, fazem parte do público-alvo pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (até 5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA