27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Maio Amarelo: segurança viária é foco de operação da PRF lançada hoje (14)

As ações da PRF têm como objetivo fazer com que as pessoas percebam os riscos associados ao trânsito, avaliem suas condutas e preservem a vida

Nesse período de pandemia, a maioria dos leitos hospitalares estão reservados para o tratamento de pacientes com a Covid-19, por isso a Polícia Rodoviária Federal (PRF-ES) lançou a Operação Nacional de Segurança Viária, nesta quinta-feira (14), com o objetivo de coibir condutas perigosas e assim, reduzir o número de acidentes em alguns locais.

A operação se estenderá até a próxima segunda-feira (18). Serão 14 trechos de 10 km de extensão, com maiores  índices de acidentalidade, considerando o período de 11 de março a 30 de abril deste ano, como dos quilômetros 0 ao km 10 na BR 262 em Cariacica/ES, e do km 260 ao 270, na Serra, estão entre os que receberão reforço na operação.

- Continua após a publicidade -

Engajada no Movimento Maio Amarelo, campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, a ideia é fazer com que os motoristas percebam os potenciais riscos à segurança oferecidos nesses trechos que, de acordo com dados registrados pelo órgão, somam maior número de acidentes graves e vítimas em acidentes fatais.

A estratégia reforça o tema da campanha com o slogan: “Perceba o risco. Proteja a Vida”, alinhada com outra campanha de alerta: “em tempos de pandemia, se for sair de casa, respeite as leis de trânsito”. Sendo assim, é importante considerar que o ambiente hospitalar causa maior risco de contaminação. O acidente evitado promove dois benefícios, que são: evitar lesões, traumas e a chance da internação.

Causas da ação

Algumas condutas podem gerar acidentes e vítimas graves, como o uso do celular durante a direção, ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e combinação de álcool e direção, por exemplo, estarão no foco dos agentes.

O uso do capacete e do cinto de segurança, nos bancos dianteiro e traseiros, são práticas capazes de minimizar a gravidade das lesões em vítimas de acidentes trânsito. A falta de atenção, não manter distância de segurança do veículo a frente, o desrespeito a veículos de menor porte, por exemplo, potencializa os riscos e serão observadas durante a operação.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA