20.9 C
Vitória
terça-feira, 24 maio, 2022

Lua de Sangue: saiba tudo sobre o eclipse lunar total que será visível no ES

esbrasil-lua-sangue
O Observatório Gaturama explica que a expressão "Lua de Sangue" faz uma referência a tonalidade avermelhada que a lua fica nesta categoria de eclipse - Foto: Reprodução/Pixabay

A super Lua de Sangue poderá ser vista entre as 00h29 e  01h54 da segunda-feira, 16 de maio

Por Wesley Ribeiro 

Um dos maiores eclipses lunares da década poderá ser visto totalmente pelos capixabas entre o próximo domingo e a segunda-feira, 15 e 16 de maio de 2022. O fenômeno é especial e dará origem a uma super Lua de Sangue. Outro eclipse como esse só poderá ser visto em 2029. O auge do eclipse poderá ser visualizado por cerca de 01h25 minutos.

As informações são do Gaturamo, o Observatório Astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Segundo o instituto, o estado capixaba está na região de condições astronômicas ideais para a visibilidade completa do evento, mas são as condições meteorológicas que vão, de fato, definir quem no país poderá apreciar o evento.

O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua, projetando a sua sombra parcial ou integralmente sobre o seu satélite natural.

O Gaturamo informa que vai abrir ao público, das 20 horas do domingo até ao menos às 00h30 da segunda-feira, quando a Lua estará no máximo eclipsada, caso haja procura.

Melhor horário para visualizar

esbrasil-elipse-lunar-maio22-fases
Fases do eclipse lunar total em 2022 – Foto: Divulgação/Gaturama

Segundo o Observatório, o eclipse começará na noite de domingo, 15 de maio, sendo o máximo e o término na madrugada de segunda-feira, 16 de maio. A penumbra da Terra atinge a Lua às 22h32. Porém, a sombra da Terra só começa a ser visível às 23h28 de domingo.

Às 00h29 marca o início da totalidade do eclipse. O máximo do eclipse será às 01h13 e o fim da totalidade será às 01h54. Às 02h55 marca o momento em que a sombra da Terra deixa de ser visível sobre a Lua. Pode ser considerado o fim do eclipse.

Mas a penumbra da Terra ainda estará muito levemente ofuscando a Lua até às 03h51, o fim do eclipse. Figuras abaixo.

Lua de Sangue

O instituto explica que a expressão “Lua de Sangue” faz uma referência a tonalidade avermelhada que a lua fica nesta categoria de eclipse.

Foram os pastores John Hagee e Mark Biltz responsáveis por nomear a expressão que foi amplamente difundida na mídia. Eles atribuíram um significado espiritual aos eclipses totais da Lua na tétrada lunar que ocorreu em 2014 – 2015.

Influências sobre a Terra

Existem diversas influências que a Lua exerce sobre a Terra. Algumas são crenças esotéricas, místicas, sem comprovação. Mas de todas, sem dúvida a principal é o vai-e-vem da marés.

Só para se ter uma ideia dessa força, que cria os manguezais em todo o Globo, a Lua, exerce 2 vezes mais forças sobre a superfície da Terra do que o Sol, que é milhares de vezes maior do que a Lua, e tem o mesmo diâmetro aparente no céu.

Eclipse como esse somente em 2029

No dia 02 de novembro, teremos outro Eclipse Lunar Total, não será completamente visível como este do Brasil. Somente no Oeste do Brasil será visível em parte, antes da Lua se pôr.

Nem no ES, nem no litoral do Nordeste não será visível o eclipse de novembro. O próximo tão longo como este no ES, e no Brasil, somente em 26 de junho de 2029.

Eclipse lunar total 2022

Observatório estará aberto ao público a partir das 20h
Quando: 15 e 16/05 (domingo e segunda)
Horário do eclipse: 22h32 às 02h55
Agendamento prévio: (27) 4009-7664
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Prédio IC 1, Campus de Goiabeiras, Vitória (Ufes)

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade