24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Lua Cheia na Fonte Grande

Parque da Capital convida Moradores, turistas, e entusiastas da astronomia para admirar a lua cheia de um ponto de vista privilegiado

A Lua é reverenciada desde a Antiguidade, não só pela beleza, mas por ser uma referência na demarcação do tempo no calendário, uma inspiração para os artistas, sobretudo, os poetas, pela influência que exerce nas marés, no desenvolvimento das plantas, nos ciclos da Natureza e por impactar em aspectos emocionais dos animais e seres humanos, em particular. E quem nunca parou para admirar a Lua Cheia, ou tomou um banho de mar ao luar? Mas não é só na beira do mar que se pode admirar a Lua Cheia.

No próximo dia 5 de fevereiro acontece a terceira edição do Projeto Lua Cheia no Parque da Fonte Grande, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória. A vista, que proporciona uma vista de grande exuberância da capital, por si só, ganha um encantamento especial à noite, com a Lua Cheia.

- Continua após a publicidade -

A contemplação nesse local privilegiado acontece no primeiro dia de Lua Cheia de fevereiro, no dia 5, das 18 horas às 20h30. Moradores da capital, turistas, românticos e entusiastas da astronomia poderão admirar os astros e aproveitar a paisagem encantadora do céu estrelado e iluminado pelo início da fase cheia da Lua, de um ponto espetacular do parque da Fonte Grande: o Mirante da Cidade. Além disso, poderão contemplar a ilha de Vitória em seu agitado movimento noturno, toda iluminada pelo satélite natural da Terra.

O evento é gratuito e não precisa de agendamento. Em caso de chuva ou em situação de tempo muito nublado, a contemplação não será possível e o evento será cancelado. A entrada é pela Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória, e a subida pode ser de carro, moto ou bike na via interna do parque, a estrada Tião Sá, seguindo até o estacionamento.

Parque_fonte_grande_pmv-ESBrasil
Lua Cheia de Fevereiro pode ser observada no Parque da Fonte Grande, Vitória-ES – Foto: Divulgação/PMV

Marcos visuais

“O Projeto Lua Cheia visa proporcionar ao público, do ponto mais alto da Capital, em uma altitude de 308,8 metros, a contemplação dessa fase da lua e de um dos marcos visuais mais bonitos da Cidade, como a Pedra dos Olhos e a Baía de Vitória”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Ainda de acordo com o secretário, o evento contará com vigilância motorizada do parque da Fonte Grande, além da presença da Guarda Civil Municipal, com agentes dando apoio aos visitantes na descida da estrada Tião Sá.

Lua cheia

O quarto lunar cheio é o momento das quatro fases do astro em que o disco lunar ficar totalmente iluminado e, portanto, visível à noite. Ocorre quando a Lua completa um movimento de 180°, após a Lua Nova. O brilho característico da Lua, bem dominante nessa fase, é denominado de luar. Ela pode ser vista de formas diferentes graças à sua posição em relação à Terra.

Na Lua cheia, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, ou seja, eles estão alinhados na seguinte ordem: Sol, Terra e Lua Nessa fase, ela nasce quase na hora em que o Sol se põe, por volta das 18 horas, e ela se põe por volta das 6 horas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA