Shoppings e o polo de moda da Glória preparam promoções para este mês de setembro. Lojistas esperam aumento de até 10% nas compras
Por Kikina Sessa
Vai começar o período das liquidações das coleções de inverno. Shoppings centers da Grande Vitória e o polo de moda da Glória, em Vila Velha, já preparam suas promoções. Os descontos vão abranger diversos produtos como roupas, calçados, acessórios, eletrônicos, eletrodomésticos, colchões, roupas de cama, mesa e banho, moda fitness e praia, brinquedos, roupas de festa, entre outros. Mas os itens mais procurados pelos clientes costumam ser roupas femininas e infantis e calçados femininos.
No polo de moda da Glória, o Dia de Glória começa nessa quarta-feira (4) e termina no sábado (7). As promoções devem movimentar cerca de R$ 20 milhões em vendas, segundo levantamento da Equipe Connect, por meio do Sindilojas Vila Velha. A expectativa dos lojistas é um crescimento de até 10% nas compras.
A estimativa é que cerca de 150 mil pessoas aproveitem as promoções, circulando entre os mais de 1.200 estabelecimentos comerciais do polo. O gasto médio do consumidor previsto para o período deverá ser em torno de R$ 300, de acordo com a análise da Equipe Connect Fecomércio-ES.
De acordo com a coordenadora do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, uma estratégia que vem sendo utilizada entre os lojistas é a “Black Friday fora de época”, com promoção de produtos na baixa temporada.
“A ideia é dinamizar as vendas dos estabelecimentos varejistas, fornecendo um estímulo fora das datas comerciais tradicionais. O Dia de Glória é um exemplo disso. Trabalhar com liquidações e vantagens aos clientes também são maneiras de movimentar o estoque, promovendo a rotatividade dos itens”, ressaltou Ana Carolina.
A presidente do Sindilojas Vila Velha e da Uniglória, Glenda Úrsula Puziol Amaral, explicou que o Dia de Glória é realizado duas vezes ao ano, geralmente em março e em setembro, para que seja ampliado o público que frequenta o bairro.
“O evento atrai clientes de toda a Grande Vitória e até de outros municípios, sempre pensado em proporcionar algo diferente do dia a dia do varejo. Também trabalhamos com o chamado ‘figital’, a união das operações físicas e digitais. Nós e os lojistas começamos a divulgar dias antes, pelas redes sociais e WhatsApp, as promoções, mas, em geral, o cliente precisa ir pessoalmente para fechar o negócio. Então, o consumidor já chega até a Glória com uma ideia do que ele pretende comprar.”
Shoppings centers
No Shopping Boulevard da Praia, em Vitória, a Liquida Outono-Inverno já começou e termina na terça-feira (10), oferecendo descontos de até 50% em diversas lojas.
A gerente de marketing do shopping, Luciene Pelissari, destaca que as ofertas são válidas para uma variedade de itens, com destaque para as seções de moda e beleza do mall. “O Liquida antecede a primavera com excelentes oportunidades para os capixabas realizarem suas compras com condições especiais”, destaca.
No Shopping Montserrat, na Serra, a liquidação vai acontecer no final deste mês de setembro, entre os dias 26 e 29, com descontos que podem chegar até 70%. Segundo a gerente de marketing do Montserrat, Patricia Bonomo, já é possível encontrar lojas em promoção, mas durante os quatro dias de liquidação geral o cliente poderá encontrar uma gama maior de ofertas. “Sabemos que o cliente espera por essas promoções e por isso estamos preparando algo especial. Será possível encontrar diversas lojas de artigos pessoais, vestuário, calçados, cama, mesa e banho e eletrônicos, com ótimos descontos”.
O Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, também programa o Liquida Praia para o final de setembro.