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terça-feira, 22 DE abril DE 2025

LIDE ES: portos e oportunidades para o Espírito Santo

O desenvolvimento está intimamente ligado às conexões de valor, e o LIDE faz isso muito bem

Por Thiago Santos

Conexão. É a palavra-chave para as operações portuárias. Cargas de alto valor, negociações diplomáticas, geração de emprego e renda e ligações entre territórios nacionais e internacionais são alguns dos elementos que tornam essa atividade tão importante para o mundo. No Brasil, o setor portuário é prioridade para o desenvolvimento econômico. Em 2024, o setor registrou um crescimento expressivo de 7,42%, alcançando uma movimentação recorde de 437,73 milhões de toneladas, impulsionado pelo agronegócio.

Avanços e investimentos em infraestrutura, sustentabilidade e conectividade fortaleceram o setor. Entre 2003 e 2022, foram realizados 43 leilões portuários no Brasil, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. Para o futuro, a previsão é promissora: até 2026, a estimativa é de que R$ 50 bilhões em investimentos serão liderados pelo governo federal.
Para a economia capixaba, o setor portuário é fundamental. O Espírito Santo se destaca no cenário nacional, ocupando a 11ª posição no ranking de exportações e a 7ª posição no ranking de importações. E toda essa movimentação gera emprego e renda para os capixabas.

O complexo portuário do Espírito Santo está em expansão, liderado por investimentos privados. A Vports planeja aumentar a movimentação no Porto de Vitória em 80% até 2029, investindo R$ 50 milhões em melhorias. No norte do estado, o Porto da Imetame em Barra do Riacho, com previsão para 2026, terá capacidade de 300 mil contêineres/ano e um calado de 17 metros, além de um aporte de R$ 3 bilhões.

No sul, o Porto Central, em Presidente Kennedy, promete revolucionar a economia local: a primeira fase, orçada em US$ 400 milhões (R$ 2,4 bilhões) deve ser inaugurada em 2027. Esses empreendimentos consolidam o estado como polo estratégico e geram oportunidades valiosas para o crescimento e para o desenvolvimento.

A modernização das ferrovias, como a EF 118 e a EF-352, é importante para fortalecer o complexo portuário do Espírito Santo. A Vale investirá R$ 6 bilhões na EF 118, enquanto a EF-352, com desenvolvimento da Macro Investimentos, aumentará a capacidade de carga do estado, conectando importantes regiões a partir do Porto Central. A Macro Investimentos, afiliada ao LIDE ES, é responsável pelo desenvolvimento, licenciamento, construção e operação da EF-352.

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O desenvolvimento está intimamente ligado às conexões de valor, e o LIDE faz isso muito bem. Neste mês de março, o LIDE ES realizou o primeiro encontro da vertical temática de transporte, abrindo espaço para que os principais executivos dos portos capixabas, filiados do LIDE, autoridades e o Head do LIDE Transportes do LIDE Global, Rodrigo Vilaça, ex-ANTF, se reunissem para trocas e debates durante o Seminário Infraestrutura e Logística, com o tema “Espírito Santo como solução logística para o Brasil.”

Para frisar a importância deste encontro, digo que o LIDE tem o papel de conectar líderes e nossa intenção é transformar e não falar do mesmo, portanto apostamos nas conexões de valor!

Thiago Santos é presidente do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE-ES)

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