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sexta-feira, 19 abril, 2024

O que podemos aprender com a Copa do Mundo?

A pouco mais de um mês para o início da Copa do Mundo de Futebol na Rússia já começamos a “viver a atmosfera” do maior evento esportivo, de marketing e comercial do planeta

O país vai literalmente parar por 30 dias, conheceremos as histórias de cada seleção, de seus jogadores, do craque do time, dos seus costumes e de suas aspirações. Discutiremos e assistiremos várias vezes os gols e os lances polêmicos dos jogos, a opinião dos comentaristas, o sentimento dos jogadores, etc…

Esse grande evento vai ser também a oportunidade de ouro para os grandes players globais e patrocinadores como Coca Cola, Ambev, Adidas, Budweiser e Samsung venderem seus produtos para todos os cantos do planeta.

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Essas empresas esperam ansiosamente por esse evento porque ele é único e a sua capacidade de envolver “emocionalmente“ os espectadores é incrivelmente grande. Elas já sabem que o grande mote para esse espetáculo, que se repete a cada quatro anos, está ligado ao sentimento patriótico, amor à camisa e ao esporte.

Mas se esse evento é único e com poder de atrais e engajar as pessoas dessa forma, o que podemos aprender, como empreendedores, com as lições e estratégias deixadas pela Copa do Mundo em nossos negócios?

Quando criamos um negócio precisamos levar ao nosso cliente várias mensagens, diretas ou subliminares, do que vendemos ou prestamos de serviço. Então, fazendo uma analogia, podemos comparar e usar algumas ações como:

  1. Fazer lançamentos periódicos e impactantes, como é a Copa do Mundo, para envolver nosso público.
  2. Criar estratégias para que nosso consumidor seja fã e maior divulgador de nossa marca, como a Seleção Brasileira faz com o Neymar.
  3. Colocar sua imagem na rua, como está sendo feito com o Tite, figura de treinador e conselheiro, para aproximar o diálogo e torna-la mais palpável e humana.
  4. Criar táticas de engajamento, como o Álbum de Figurinhas da Copa, um estrondoso sucesso até hoje, que envolve diferentes gerações.
  5. Inovar em suas embalagens e apresentações, como faz a Seleção Brasileira, com os lançamentos frequentes de seus uniformes de jogos.
  6. Usar outras formas comerciais para alavancar resultados, como os licenciamentos, franqueamentos e parcerias com outras empresas, como a Seleção faz com a venda de imagens de seus jogadores em forma de bonecos, figurinhas, camisas numeradas, participação em eventos, etc….

Agora é desenvolver uma estratégia pensada, dentro do seu orçamento e mãos à obra! Boa sorte e ótimos negócios.


Wallace Vieira é Mentor e Consultor, fundador do Portal Mentores SA

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