19.5 C
Vitória
sábado, 6 junho, 2020

O que podemos aprender com a Copa do Mundo?

Leia Também

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

Durante a pesquisa realizada pelo Sebrae e a FGV, foram ouvidos 10.384 empresários do setor, entre 30 de abril e 5 de maio, e mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais.

Prefeitura da Serra reduz burocracia para mais dez negócios

Na instrução normativa publicada na última segunda-feira (1°) foram incluídas mais 10 atividades na lista que já continha 150.

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

A pouco mais de um mês para o início da Copa do Mundo de Futebol na Rússia já começamos a “viver a atmosfera” do maior evento esportivo, de marketing e comercial do planeta

O país vai literalmente parar por 30 dias, conheceremos as histórias de cada seleção, de seus jogadores, do craque do time, dos seus costumes e de suas aspirações. Discutiremos e assistiremos várias vezes os gols e os lances polêmicos dos jogos, a opinião dos comentaristas, o sentimento dos jogadores, etc…

Esse grande evento vai ser também a oportunidade de ouro para os grandes players globais e patrocinadores como Coca Cola, Ambev, Adidas, Budweiser e Samsung venderem seus produtos para todos os cantos do planeta.

Essas empresas esperam ansiosamente por esse evento porque ele é único e a sua capacidade de envolver “emocionalmente“ os espectadores é incrivelmente grande. Elas já sabem que o grande mote para esse espetáculo, que se repete a cada quatro anos, está ligado ao sentimento patriótico, amor à camisa e ao esporte.

Mas se esse evento é único e com poder de atrais e engajar as pessoas dessa forma, o que podemos aprender, como empreendedores, com as lições e estratégias deixadas pela Copa do Mundo em nossos negócios?

Quando criamos um negócio precisamos levar ao nosso cliente várias mensagens, diretas ou subliminares, do que vendemos ou prestamos de serviço. Então, fazendo uma analogia, podemos comparar e usar algumas ações como:

  1. Fazer lançamentos periódicos e impactantes, como é a Copa do Mundo, para envolver nosso público.
  2. Criar estratégias para que nosso consumidor seja fã e maior divulgador de nossa marca, como a Seleção Brasileira faz com o Neymar.
  3. Colocar sua imagem na rua, como está sendo feito com o Tite, figura de treinador e conselheiro, para aproximar o diálogo e torna-la mais palpável e humana.
  4. Criar táticas de engajamento, como o Álbum de Figurinhas da Copa, um estrondoso sucesso até hoje, que envolve diferentes gerações.
  5. Inovar em suas embalagens e apresentações, como faz a Seleção Brasileira, com os lançamentos frequentes de seus uniformes de jogos.
  6. Usar outras formas comerciais para alavancar resultados, como os licenciamentos, franqueamentos e parcerias com outras empresas, como a Seleção faz com a venda de imagens de seus jogadores em forma de bonecos, figurinhas, camisas numeradas, participação em eventos, etc….

Agora é desenvolver uma estratégia pensada, dentro do seu orçamento e mãos à obra! Boa sorte e ótimos negócios.


Wallace Vieira é Mentor e Consultor, fundador do Portal Mentores SA

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 
Continua após publicidade