23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Licenciamento Ambiental: emissão de Declaração de Dispensa agora é automática em Vitória

A Declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental é automática exclusivamente para atividades de escritório administrativo, excluindo qualquer tipo de atividade produtiva

Por Wesley Ribeiro 

As atividades consideradas de baixo potencial poluidor ou que não gerem impacto significativo à segurança ambiental e as atividades de escritórios administrativos são dispensados do Licenciamento Ambiental em Vitória.

- Continua após a publicidade -

A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 23 de março, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). O procedimento para se obter a Declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental (DDLA) é todo online.

A emissão gratuita do documento agora é automática. Portanto, não existe mais a necessidade de abertura de processo.

Dessa forma, a Semmam afirma que garante mais rapidez e praticidade aos moradores da Capital que desejam emitir o documento, o que não é obrigatório.

A Portaria Semmam Nº 001/2022, publicada em janeiro deste ano, ampliou o número de atividades dispensadas de licenciamento, aumentando de 249 para 335, e incluiu nessa classificação os empreendimentos cujo requerente declarar expressamente que, no local, são realizadas exclusivamente atividades de escritório administrativo, excluindo qualquer tipo de atividade produtiva.

esbrasil-print-alvara-mais-facil
Tela do site Alvará Mais Fácil no qual o requerente pode declarar que não realiza atividades produtivas e receber a dispensa do Alvará de Licenciamento Ambiental – Foto: Reprodução

A dispensa do procedimento de licenciamento ambiental não exime o empreendedor do dever de observar e respeitar obrigações estabelecidas pela legislação, em especial as normas de proteção ao meio ambiente.

Para se obter o documento, o requerente deve acessar a página Alvará Mais Fácil. Para os escritórios, o requerente deve declarar que, no local, são realizadas apenas atividades de escritório administrativo.

Para p secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, a novidade ajuda na desburocratização de processos.

“A modernização no nosso sistema com automação da emissão da declaração é parte da desburocratização implementada pela gestão do prefeito Lorenzo Pazolini. Aprovamos o novo marco regulatório para o licenciamento ambiental, que permite preservarmos a valorização da biodiversidade, e, ao mesmo tempo, criar um ecossistema favorável para novos investimentos e para o desenvolvimento econômico”, conclui Foeger.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA