23.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 julho, 2020

Lava Jato prende ex-gerente da Petrobras e ex-banqueiro

Leia Também

Especialista avalia mercado financeiro em tempo de pandemia

O grau de incertezas é muito alto, por isso os investidores correm para mercados mais atrativos e as bolsas de valores passam por oscilações.

Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial

Prazo para novos cadastros termina nesta quinta às 23h59. Saiba mais! Para quem ainda não se cadastrou a fim de receber o auxílio emergencial de R$...

MEC define protocolo de segurança para volta às aulas

Cronograma das atividades deve ser orientado pelo governo local. Saiba mais! O Ministério da Educação (MEC) definiu um protocolo de biossegurança para a retomada gradual...

Brasil chega a 60 mil mortes por covid-19

O país soma 1.488.753 casos acumulados da doença. Saiba mais! Até o momento, 60.632 pessoas morreram em decorrência da pandemia do novo coronavírus no Brasil,...

Lava Jato desencadeia 41ª fase da operação e prende um ex-gerente de Negócios Internacionais da Petrobras e um ex-banqueiro. Suspeitos de corrupção na compra de um campo seco de petróleo em Benin (África), eles teriam recebido S$ 5,5 milhões em propina. 

A força tarefa da Operação Lava Jato, prendeu na manhã desta sexta-feira (26), um ex-gerente da área de negócios internacionais da Petrobras (prisão preventiva) e um ex-banqueiro (prisão temporária).  A ação, realizada no Rio de Janeiro, compõe a 41ª fase da operação.

Os dois são suspeitos de corrupção na compra de um campo seco de petróleo em Benin, na África. As investigações apontam que teriam recebido S$ 5,5 milhões em propina. O dinheiro teria sido pago pela Companie Beninoise des Hydrocarbures SARL (CBH), que vendeu o campo à estatal brasileira.

Os policiais federais cumpriram os mandados na zona sul e na zona oeste da capital. Outras três pessoas já foram conduzidas coercitivamente para depor. E dois mandados de busca estão sendo cumpridos em São Paulo e um terceiro em Brasília.

Crimes

Entre outros crimes, os suspeitos podem responder por corrupção, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-gerente, o ex- banqueiro e outras cinco pessoas, relacionados a cinco contas na Suíça e nos Estados Unidos, são suspeitos de receberem pagamentos ilícitos. Os valores, entre 2011 e 2014, teriam totalizado mais de U$ 7 milhões.

Esquema

Segundo o Ministério Público Federal, os pagamentos de propina foram intermediados pelo lobista João Augusto Rezende Henriques. Operador do PMDB no esquema que causou prejuízos à estatal, ele está preso desde setembro de 2015. Cumpre pena de 7 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, mas em outro processo.

Na decisão que sentenciou o lobista, foram condenados o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha e o ex-diretor da Petrobras Jorge Luiz Zelada.

A investigação desses fatos teve início em agosto de 2015, a partir da cooperação internacional com o Ministério Público da Suíça. Os documentos enviados de lá comprovaram o pagamento de cerca de R$ 36 milhões de suborno para compra do campo de petróleo em Benin, por U$ 34,5 milhões (mais de 110 milhões de reais).

Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Depois de dois meses em queda, produção industrial cresce 7% em maio

Alta é a maior desde junho de 2018 (12,9%), diz IBGE. Confira! A produção industrial brasileira avançou 7% na passagem de abril para maio deste...

Confiança do empresário sobe em junho pelo segundo mês, diz FGV

Índice atingiu 80,4 pontos em escala de zero a 200 pontos. Saiba mais! O Índice de Confiança Empresarial (ICE) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV)...

Intenção de consumo das famílias tem maior queda em dez anos, diz CNC

Em comparação a junho do ano passado a queda é de 24,1%. Confira! A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do...

Cinco passos para conquistar prosperidade

As pessoas só querem prosperidade ou estão trabalhando para serem prósperos?

Vida Capixaba

O clássico tricot retorna à moda com o inverno

Desde que caiu na graça das fashionistas, o tricot ganhou recortes e estampas mais atuais e se consolidou como a peça chave dos looks de inverno nos últimos anos.

Cinema drive-in será aberto a partir desta quinta (02), em Vitória

Tendência nos anos 1960, o Circuito Cine Drive-In, será realizado em um espaço montado no estacionamento da Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória.

População poderá opinar sobre projeto arquitetônico em Vila Velha

Estão previstas a construção de um centro de apoio aos visitantes com lojas, sede administrativa, salão, banheiros, depósitos, playground, estacionamento, entre outras melhorias.

Raul Seixas será próxima atração do Diversão em Cena

O espetáculo “Raulzito Beleza: Raul Seixas para Crianças” será apresentado neste domingo (28), às 16 horas, nas mídias sociais do projeto.
Continua após publicidade