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quinta-feira, 25 abril, 2024

KA E HB20 vão mal em testes de colisão

No teste de colisão dianteira, o nível de proteção foi considero dentro da média. No quesito impacto lateral

Por José Antonio Leme (AE)

Hyundai HB20 e Ford Ka, dois dos carros mais vendidos do Brasil, não obtiveram nenhuma estrela nos novos testes de impacto do Latin NCAP. O órgão independente, que avalia veículos vendidos na América Latina e Caribe, tornou mais rígidos os critérios dos testes de colisão.

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Foram avaliadas as versões de entrada. E, segundo o Latin NCAP, os resultados se devem, em parte, à ausência de itens como controle eletrônico de estabilidade e à existência de apenas dois air bags (obrigatórios) nos carros testados.

No caso do Hyundai HB20, a segurança para ocupantes adultos na frente foi de 19%. Para crianças o índice de segurança foi de apenas 10%, e para pedestres, de 43%. A avaliação de assistência à segurança obteve 14%.

No teste de colisão dianteira, o nível de proteção foi considero dentro da média. No quesito impacto lateral, a proteção ao tórax foi avaliada como ruim.

No teste de chicote da cervical (quando o carro sofre colisão na traseira e a cabeça dos ocupantes é projetada para frente e depois para trás) o desempenho foi ruim. Há risco de lesões severas na coluna.

FORD KA

No Ford Ka, o índice de proteção a adultos ficou em 34%, o de crianças foi de apenas 9% e o de pedestres, de 50%. A avaliação de assistência à segurança cravou meros 7% de proteção. A colisão frontal teve proteção média. Já na proteção torácica, assim como no teste do chicote, o resultado foi “fraco”.

A Ford afirmou que está trabalhando para atualizar os itens de segurança do Ka. Air bags laterais e controle eletrônico de estabilidade devem passar a vir de série partir da linha 2022 .

Segundo a Hyundai, não houve nenhuma mudança que possa ter afetado o nível de segurança do HB20. A empresa informa que atende a regulamentação legal de segurança, testes de colisão e homologação dos países em que o modelo é vendido.

E ressalta que equipamentos que não são obrigatórios no Brasil, como air bags laterais e controle de estabilidade, devem passar a vir de série no modelo. A marca não informou quando isso ocorrerá, mas que será no prazo “mais curto possível”.

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