22.1 C
Vitória
quinta-feira, 18 agosto, 2022

Justiça mantém suspensão da posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

Cristiane Brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O recurso da Advocacia-Geral da União foi negado e todas as ações contra a posse da deputada federal como ministra serão concentradas em Niterói.

A chegada de Cristiane Brasil ao Ministério do Trabalho encontra novo obstáculo. Primeiro, a 4ª Vara Federal de Niterói suspendeu a posse da deputada federal. Agora, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) negou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) para transferir à 1ª Vara Federal de Teresópolis a competência de avaliar o pedido de suspensão.

O juiz do TRF2 Vladimir Vitovsky decidiu que Justiça de Niterói não apenas tem a competência para avaliar a ação popular de suspensão da posse. Ele também resolveu concentrar outras ações com o mesmo tema na 4ª Vara, que foram ajuizadas em cidades como Magé, Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes. As informações são da Agência Brasil.

A Justiça atendeu a ação popular do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati). A entidade alegou que a nomeação de Cristiane Brasil “ofende a moralidade administrativa”.

Polêmicas

O motivo da movimentação dos advogados é o fato de a deputada já ter sido condenada na Justiça do Trabalho a indenizar ex-funcionários que não trabalhavam com carteira assinada e, por isso, nem contavam com direitos trabalhistas.

Além disso, o lugar vagado pela deputada na Câmara Federal será preenchido por Nelson Nahim (PSD-RJ). Ele já foi condenado a 12 anos por exploração sexual de menores. O caso ficou conhecido como “Meninas de Guarus”. De acordo com o Ministério Público, os envolvidos exploravam sexualmente crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos. Elas ficavam em uma casa trancada com correntes e cadeados e mantida sob vigília armada em um distrito de Campos, norte fluminense.

O convite para Cristiane Brasil assumir o Ministério do Trabalho partiu de Michel Temer. A decisão foi tomada após encontro com o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que é pai de Cristiane.

Confira a postagem do Mati em sua página do Facebook:

Ação popular de advogados contra Cristiane Brasil

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade