23.8 C
Vitória
quarta-feira, 9 DE outubro DE 2024

Justiça libera uso da imagem de Bolsonaro por candidatos de outros partidos

TRE-ES recuou de decisão que impediu candidatos a vereador de Cariacica de utilizarem imagens de Jair Bolsonaro

Por Robson Maia

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) autorizou, após julgamento realizado na última segunda-feira (30), que candidatos que não são do PL utilizem a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em suas campanhas eleitorais. O caso foi discutido após a legenda bolsonarista conseguir uma liminar, no início do mês, que impediu dois candidatos a vereador de Cariacica de usarem a imagem do ex-presidente.

- Continua após a publicidade -

Os candidatos que pleiteiam uma vaga no Legislativo cariaciquense são Tenente Assis (PTB) e Cabo Fonseca (União Brasil). Ambos utilizaram imagens de Jair Bolsonaro e do deputado federal Eduardo Bolsonaro em suas respectivas campanhas, o que gerou a ação por parte do diretório municipal do PL.

Ex-presidente esteve no Espírito Santo na última segunda-feira

Na justificativa, o PL Cariacica apontou que Assis e Fonseca têm usado as imagens de Bolsonaro de forma indevida, o que foi acatado, inicialmente, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo. 

Na decisão consta que a utilização da imagem de pessoas públicas, como o ex-presidente e o deputado federal, pode causar desequilíbrio ao pleito, considerada a potencialidade da imagem dos envolvidos.

LEIA MAIS
terceiro_voo_repatriação_líbano Aeronave parte para 3º voo de repatriação de brasileiros - Na manhã desta terça (8), o segundo voo com 227 brasileiros - incluindo 49 crianças - e 3 pets a bordo pousou em Guarulhos (SP)
Estarão disponíveis 20 cães e gatos no Parque Municipal Manolo Cabral, localizado no Barro Vermelho Ales aprova criação de serviço móvel de castração de animais - Proposta institui “castramóvel” para auxiliar no controle da população de animais domésticos

No entanto, em novo julgamento nesta segunda-feira (30), o TRE-ES acatou o argumento de que os candidatos se utilizaram de arquivos pessoais para publicação de fotos nas redes sociais, uma forma de propaganda eleitoral passiva e, neste caso, sem qualquer impedimento da Justiça para compartilharem de fotos com outras figuras políticas.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA