O projeto, chamado Travessia Digital, foi selecionado por edital e a ideia de Izar é ir aonde o povo está nos bailes contemporâneos da vida
Por Wesley Ribeiro
O músico e compositor Izar anunciou que vai iniciar no dia 25 de março (sexta-feira) uma jornada de lançamentos nas plataformas digitais e no YouTube. Serão sete canções autorais, um lançamento por mês e, no final, a formação do disco Fantástica Realidade.
No trajeto, as canções de Izar vão expor a mistura de momentos fantásticos projetados pela mente com a dura realidade. Há o diálogo com ídolos musicais, angústias, desejos e sonhos do ser humano, bem como críticas às Fake News e uma música dedicada ao movimento feminista e contra guerras “Women in Black” – este trabalho com a participação da cantora e compositora Rayane Boldrini.
- Sete restaurantes para comer bem em Vitória
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O primeiro fonograma da jornada a ser lançado na sexta-feira, 25 de março, é a canção Fake – como exposto anteriormente, o nome já revela o tom da música. “Qual a tela que você usou e qual recorte pretende espalhar? As palavras que você gostou nem sempre trazem a verdade, é só pensar”, diz a letra.
O músico avalia o recado da canção e a importância do debate neste momento. “As Fake News são uma das principais mazelas da sociedade contemporânea e seus efeitos perversos devem se potencializar neste ano eleitoral no Brasil, um dos países mais afetados do mundo pela desinformação. É importante colaborar com a discussão e expor o quão prejudicial são as notícias falsas”, aponta.
Projeto
O disco Fantástica Realidade e sua estratégia de divulgação são resultado de projeto selecionado no edital do governo do Espírito Santo, por meio da secretaria de Estado da Cultura (Secult) e com investimento do Fundo de Cultura do ES (Funcultura).
A proposta foi intitulada Travessia Digital por conta da sequência de lançamentos e em razão de uma das principais influências do artista: o “Clube da Esquina”.
Dessa forma, a ideia é ir onde o povo está nos bailes contemporâneos da vida e entregar um disco conceitual, com sonoridade bem trabalhada, com produção do multi-instrumentista e guitarrista de Ed Motta e Thiago Arruda. E, ao mesmo tempo, potencializar o relacionamento com o público dentro do “jogo” das plataformas, que privilegiam a novidade e a frequência.
“O interessante deste projeto é não precisar abdicar de uma produção musical cuidadosa para lançar freneticamente no ambiente virtual. E nem tampouco ignorar as mudanças e características atuais do mercado da música”, conta Izar.
“Fantástica Realidade” será o segundo disco do compositor, que em 2018 lançou “O Amor, A Escuridão E A Esperança”. Além disso, antes desta nova jornada, Izar revelou os singles “Não Solte a Mão de Ninguém”, “Todo Mundo é Mais Famoso que Eu” e “Impaciência”.
Canções
Após o lançamento de “Fake”, a segunda canção do disco Fantástica Realidade é “Maior que o Chão” e vai ao ar no dia 14 de abril. Fonograma com influência do pop da música mineira, a música versa sobre força, sair do lugar comum e a inquietude de alcançar algum lugar em nossas vidas.
Em seguida, o lançamento no dia 20 de maio é de “Mulheres de Preto”, em parceria com a cantora Rayane Boldrini. Trata-se do resultado de estudo por meio do artigo de Tova Benski, chamado “Breaching Events And The Emotional Reaction Of The Public”.
Por fim e junto com todos os outros fonogramas, no dia 16 de setembro, vem a faixa-título do disco: “Fantástica Realidade”. É o fechamento do trabalho e expõe a viagem transcendental por meio da mente. A incerteza sobre o que é sonho ou realidade. O equilíbrio dos dois mundos.
Izar inicia jornada para formação do disco Fantástica Realidade
Quando: Início com o lançamento da canção Fake, dia 25 de março;
Onde: Plataformas digitais e YouTube;
Spotify: https://open.spotify.com/artist/4pd6OUR8yKS4w6sWrnTeHo?si=SpjPXnY1Qrudb3Wq1Y4mYg
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCO1jN3lPfNqDfQUM7BBDJ4w
Instagram: @izar_music