21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Israel e Turquia retomam relações diplomáticas plenas após quatro anos

Os dois países têm trocado acusações frequentes sobre a ocupação de territórios e o tratamento dado aos palestinos

Israel e a Turquia restabeleceram relações diplomáticas plenas, suspensas desde 2018, e autorizaram a volta dos respectivos embaixadores aos dois países, anunciou hoje (17) o primeiro-ministro israelita.

“Foi decidido elevar o nível dos laços entre os dois países para relações diplomáticas plenas e devolver os embaixadores e cônsules-gerais”, disse Yair Lapid, em nota citada pela agência francesa AFP.

- Continua após a publicidade -

“O restabelecimento das relações com a Turquia é importante para a estabilidade regional e uma notícia econômica muito importante para os cidadãos de Israel”, acrescentou Lapid.

Em Ancara, o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, afirmou que a Turquia não abandonará a causa dos palestinos, apesar do pleno reatamento das relações diplomáticas com Israel.

“Não abandonaremos a causa palestina”, disse Cavusoglu em entrevista, após o anúncio de Israel do restabelecimento das relações diplomáticas.

Israel e a Turquia determinaram a saída dos embaixadores em 2018, após a morte de manifestantes palestinos em Gaza, durante protesto contra a abertura da embaixada norte-americana em Jerusalém.

Os dois países têm trocado acusações frequentes sobre a ocupação de territórios, o tratamento dado aos palestinos, bem como o apoio turco ao Hamas, que governa a Faixa de Gaza, sob bloqueio israelense.

Em 2010, as relações bilaterais também foram afetadas, com o ataque das forças israelenses a um navio turco que tentava entregar ajuda à Faixa de Gaza.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, forte apoiador da causa palestina, tem criticado frequentemente as políticas em relação ao povo palestino.

No âmbito da melhoria das relações, o presidente de Israel, Isacc Herzog, visitou a Turquia em março, o que não ocorria desde 2007.

No fim de maio, Cavusoglu fez rara visita a Jerusalém.

Com informações de Agência Brasil/RTP

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA