Direcionado a agricultores familiares, pescadores artesanais, associações e cooperativas, o edital oferece consultorias especializadas em diferentes áreas
Por Kikina Sessa
Iniciativa que busca fortalecer o setor agrícola capixaba vai destinar R$ 1,5 milhão para qualificar 250 agroindústrias familiares e empreendimentos rurais no Espírito Santo. As inscrições para o edital estão abertas a partir desta segunda-feira (03) e podem ser realizadas por meio do site da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag).
Direcionado a agricultores familiares, pescadores artesanais, associações e cooperativas, o edital oferece consultorias especializadas em diferentes áreas, como regularização sanitária do empreendimento, rotulagem, design de rótulos, boas práticas de fabricação, comunicação visual e marketing digital. Essa iniciativa faz parte do Programa Estadual de Agroindústria (Agrolegal), cujo objetivo é promover o desenvolvimento das agroindústrias familiares e do empreendedorismo rural no Estado.
Além das consultorias, os empreendimentos poderão participar do programa Acelera Agroindústria, que busca aumentar a competitividade e o acesso a novos mercados por meio de rodadas de negócios, palestras e visitas técnicas.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou que este edital representa um investimento significativo para oferecer aos agricultores os recursos necessários para aumentar a eficiência produtiva, aprimorar a qualidade dos produtos, expandir os mercados e consolidar seus negócios no âmbito das cadeias produtivas.


A expectativa é de que o investimento resulte em um fortalecimento significativo do setor, aumentando a competitividade e a geração de renda no campo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo conta com 4.148 agroindústrias familiares, gerando um faturamento superior a R$ 75 milhões e cerca de 16 mil empregos diretos.