20.9 C
Vitória
segunda-feira, 29 novembro, 2021

Cuidado com os idosos no inverno!

Alguns cuidados permitem passar pela estação mais fria do ano com saúde

O inverno se aproxima e traz com ele um alerta: o cuidado extra com a saúde dos idosos. Por serem mais suscetíveis ao frio, podem sofrer com a mudança climática e desenvolver doenças que podem afetar a qualidade de vida e o bem-estar.

A chegada da nova estação faz com que as temperaturas diminuam e aumente os casos de doenças respiratórias, como gripe, sinusite e rinite alérgica, além de desidratação e ressecamento da pele.

De acordo com a enfermeira especializada em Terapia Intensiva para Adulto da Jequitibá Residência Assistida, Larissa de Oliveira, existem diversos cuidados que devem ser tomados com os idosos durante o inverno para prevenir doenças que a princípio são simples, mas que podem ter complicações.

Confira as dicas da profissional para evitá-las:

Hidrate-se
Os idosos são mais propensos à desidratação, principalmente no inverno, quando se tem uma diminuição na vontade de ingerir água. Dessa forma, é fundamental beber a quantidade de líquido suficiente para manter o nível desejável no organismo. Opte também por sucos e chás, se necessário.

Aqueça-se
As roupas são responsáveis por manter o corpo aquecido e confortável durante os meses mais frios. É aconselhável o uso de luvas, cachecóis, casacos e meias, se necessário. Também é muito importante usar calçados fechados, mesmo dentro de casa. Eles diminuem os riscos de quedas e tropeços, além de manterem os pés aquecidos.

Alimente-se bem
Ter uma alimentação equilibrada é um ponto que deve ser ainda mais frisado durante o inverno. Nesta época do ano, o importante é manter a imunidade do corpo boa, principalmente com a ingestão de alimentos ricos em vitaminas C. Alimentos como caldos e sopas são nutritivos e ideais para os dias frios.

Exercite-se
Embora a preguiça e a vontade de ficar debaixo das cobertas fale alto, é importante movimentar o corpo em toda época do ano e também no inverno. O exercício é fundamental para auxiliar na circulação do sangue e no aquecimento do corpo.

Vacine-se
A vacinação contra a gripe e outras doenças respiratórias são formas de prevenção. A imunização melhora a qualidade de vida, pois diminui as chances de contrair doenças.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade