20.9 C
Vitória
quarta-feira, 19 junho, 2024

Intervenções no trânsito da Praça do Cauê e 3ª Ponte começam na segunda (03)

Praia do Canto, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Praia do Suá, Enseada do Suá e Santa Helena vão receber 21 modificações nas vias

Por Kebim Tamanini

Os bairros Praia do Canto, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Praia do Suá, Enseada do Suá e Santa Helena têm trânsito congestionado nos horários de rush devido ao alto fluxo de veículos. Para amenizar os problemas, será implementado um plano com 21 intervenções viárias que começarão a ser executadas na próxima segunda-feira (03).

- Continua após a publicidade -

A gestão municipal afirma que a conclusão de todas as intervenções deve ocorrer em 360 dias, ou seja, no final do primeiro semestre de 2025, com investimentos que ultrapassam os R$ 41 milhões.

Está prevista a revitalização do pavimento, a recuperação do sistema de drenagem superficial e profunda, a implantação de dispositivos técnicos como baías e abrigos de ônibus, a criação de faixas adicionais para aumentar a capacidade de fluxo das vias, o uso de pavimento em concreto nas faixas preferenciais para coletivos, além da recuperação completa da sinalização vertical e horizontal das vias e seus entornos.

Intervenções no trânsito da Praça do Cauê e 3ª Ponte começam na segunda (03)
Intervenções na região da Praça do Cauê. Arte: ES BRASIL

“Na definição das prioridades, consideramos essas alterações, com foco especial nas Praças do Cauê. Destaco que a intervenção na Praça do Cauê será mínima em comparação com outras em andamento. Por exemplo, a melhoria do acesso à Terceira Ponte pela Almirante Soído, partindo da Américo Buaiz, e a rua que leva ao Vitória Grill, passando pela Alaor de Queirós até virar à esquerda e entrar na Almirante Soído. Reconhecemos que essa rota apresenta problemas e está entre as que estamos modificando, embora não haja alterações no fluxo da Almirante Soído”, explicou em entrevista no final de março o secretário Municipal de Obras, Gustavo Perin, sobre as intervenções em um dos pontos mais críticos do trânsito na capital.

Uma das mudanças planejadas é a criação de quatro faixas na avenida Dukla de Aguiar até a entrada das antigas cabines de acesso da Terceira Ponte. Serão três faixas para que vem pela avenida Cesar Hilal para acessar a Terceira Ponte, com o objetivo de eliminar o tráfego interno que circunda a Praça do Cauê.

A Praça do Cauê será uma das primeiras áreas a receber as intervenções que estão dentro de um conjunto de obras que abrangerão a região. “A modificação dos cantos da praça permitirá que os veículos façam a curva em três faixas, aliviando o congestionamento e proporcionando uma passagem mais fluida. Vale ressaltar que essas mudanças não afetarão a estrutura da praça, apenas aprimorarão sua geometria para melhor atender às necessidades do tráfego urbano”, destacou Perin na época.

Novo acesso à Ilha do Boi

Uma das mudanças é a criação de um novo acesso à Ilha do Boi, que atualmente demanda um trajeto complexo. Para chegar à ilha, é necessário percorrer a Américo Buaiz, passar pelo Shopping Vitória, pela Assembleia Legislativa e fazer uma conversão à direita por baixo da Terceira Ponte, acessando a área por trás do shopping. A proposta agora é criar uma alternativa mais direta, descendo da Terceira Ponte ao lado do Monumento dos Imigrantes, facilitando o acesso à Ilha do Boi.

“Fazer um novo entroncamento [lado do Monumento dos Imigrantes] e transformar aquela avenida na Curva da Jurema em duas vias, tanto para entrada quanto para saída”, informou o secretário Municipal de Obras, Gustavo Perin.

Outras intervenções

Haverá mudanças também na área que dá acesso à Rua Dra. Odete Braga Furtado, que contará com um bolsão como contorno para aqueles que se dirigem à Vila Velha pela Terceira Ponte. A entrada para a Ilha do Frade também será modificada.

Além disso, na via Saturno Brito, a entrada na Praia do Canto pela Rua Moacyr Avidos terá duas faixas de acesso. Para conferir todas as intervenções que ocorrerão no trânsito da região para melhorar o fluxo de veículos, assista ao vídeo abaixo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA