Especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar a internet por wi-fi gratuito
Por Redação
Nos dias de hoje é muito difícil encontrar alguém que não esteja conectado à internet, certo? Entretanto, engana-se quem acha que conectar o smartphone, o notebook ou o tablet à rede wi-fi aberta pode ser totalmente inofensivo.
“A maior ameaça à segurança do Wi-Fi gratuito é a capacidade de um hacker posicionar-se entre você e o ponto de conexão. Então, em vez de falar diretamente com o ponto de acesso, você está enviando suas informações para o hacker, que pode retransmiti-las”, explica o Kapersky, uma das maiores empresas de segurança cibernética.
Assim como Vitória, as cidades de Vila Velha, Viana, Serra e Cariacica já dispõem de internet gratuita para os moradores e turistas que circulam pelo município. Para utilizar a rede municipal, basta procurar um ponto de acesso, solicitar a conexão e fazer o cadastro por meio das redes sociais ou via validação por e-mail.
Segundo o especialista em Tecnologia da Loga Internet, Renato Souza, é preciso saber que as redes abertas podem ser facilmente utilizadas por cibercriminosos dispostos a capturar informações dos dispositivos, incluindo senhas e dados bancários.
“Dessa forma, é necessário estar sempre atento e optar por algumas precauções que minimizam as chances do aparelho ser invadido”, destaca. Confira seis dicas para evitar transtornos ao acessar as redes abertas.
Mas a Kapersky ressalta que isso não significa que você deve ficar longe do Wi-Fi gratuito. “A grande maioria dos hackers vai atrás de alvos fáceis, e alguns cuidados manterão suas informações em segurança”, destaca a empresa. Confira abaixo alguns cuidados necessários.
*Matéria publicada originalmente em 1º de abril de 2020 e atualizada.