23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias cresce 1,2% em fevereiro

O indicador marcou 73,7 pontos em fevereiro deste ano, mas recuou 4,3% comparado a janeiro de 2021

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória, em fevereiro, marcou 73,7 pontos após elevação de 1,2% entre janeiro e fevereiro deste ano. A pesquisa foi divulgada pela Federação do Comércio e Bens do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Dentre os subíndices pesquisados, dois apresentaram queda: Momento para Duráveis (-6,0%) e o Nível de Consumo Atual (-1,0%). Outra questão, foi o recuo de 4,3% na comparação entre janeiro deste ano e janeiro de 2021.

- Continua após a publicidade -

Incertezas de 2021

O ano de 2021 já está marcado pelo conflito no leste europeu, entre Rússia e Ucrânia, o que vem gerando uma série de consequências econômicas como o aumento de preços de commodities como o petróleo, por exemplo. Além disso, estão marcadas eleições majoritárias para outubro.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que as incertezas acerca do ano que se inicia somadas às despesas típicas dos primeiros meses provocaram o avanço mais tímido da intenção de consumo das famílias em fevereiro.

“Mesmo assim, houve um pequeno crescimento. A continuidade dessa tendência positiva do indicador estará ligada às medidas que recuperem o poder de compra das famílias, tendo ainda mais relevância o papel do avanço do mercado de trabalho”, disse.

Subíndices Pesquisados

O Nível de Consumo Atual caiu 1,0% em fevereiro frente a janeiro, porém subiu 1,2% em relação ao ano passado, marcando 53,3 pontos. Nesse indicador as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado.

O Momento para Duráveis também teve queda de 6,1% frente ao mês anterior e caiu 34,9% em relação ao ano passado, marcando 30,9 pontos.

Dentre os sete subíndices pesquisados que, apresentaram alta na comparação entre janeiro e fevereiro, foram: Emprego Atual (2,2%); Perspectivas Profissionais (1,9%); Perspectivas de Consumo (1,2%); Renda Atual (2,6%); Compras a Prazo (2,5%).

Média Anual

O índice varia de 0 a 200 pontos, onde 0 é insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir. A Fecomércio-ES destaca que o indicador oscila no patamar de insatisfação (abaixo de 100 pontos) desde fevereiro de 2015.

As piores marcas da série histórica aconteceram em 2017, com média anual de 45,3 pontos, e em 2018 que obteve média anual de 47 pontos. Em 2020, a média anual ficou em 75,4 pontos e, em 2021, 71,1 pontos.

Intenção de consumo das famílias cresce 1,2% em fevereiro
José Lino Sepulcri avalia que o aumento do indicador foi tímido entre janeiro e fevereiro. Foto: Divulgação/Fecomércio-ES

Faixa de Renda Familiar

Por faixa de renda familiar, a intenção de consumo das famílias de Vitória das duas faixas de rendimento analisadas pela pesquisa (até 10 salários mínimos e acima de 10) estão no nível de insatisfação.

A ICF apurada para o Brasil marcou 77,6 pontos, com alta mensal de 0,4%. Em comparação com o mesmo mês de 2021 mostrou alta de 4,6%.

Sobre a Pesquisa

Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais. Foram entrevistadas 500 famílias residentes no município de Vitória. A análise dos dados foi realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA