24.4 C
Vitória
quinta-feira, 5 DE dezembro DE 2024

Integra Saúde Capixaba: portal integra dados dos pacientes do SUS

Sistema permite que o cidadão acompanhe serviços como consultas, exames além de medicamentos e cirurgias eletivas com clareza e transparência

Por Fabio Gabriel

O futuro da saúde digital já é uma realidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo. Em uma iniciativa inédita no Estado, o governador Renato Casagrande lançou, na última quarta-feira (06), o portal de integração da Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS), o Integra Saúde Capixaba. O projeto, que está em sua primeira fase de desenvolvimento, é voltado para as iniciativas de saúde digital da Secretaria da Saúde (Sesa). O portal está disponível no link: https://integra.saude.es.gov.br/.

O Integra Saúde Capixaba é uma plataforma pioneira de integração e qualificação de dados de saúde em nível estadual, por meio da qual o cidadão poderá acompanhar e monitorar seu próprio histórico de saúde no SUS.

“Agora o cidadão passa a ter clareza sobre o que acontece. Por meio da plataforma, ele vai poder acompanhar os serviços regulados pelo Governo do Estado — consultas, exames, medicamentos, cirurgias eletivas e tudo aquilo que é solicitado na unidade de saúde ou pela regulação. Estamos usando a tecnologia a serviço do capixaba. Isso traz mais tranquilidade na prestação do serviço e mais transparência”, afirmou o governador durante coletiva de imprensa de apresentação do projeto.

- Publicidade -

Para acessar o portal, o cidadão precisa estar cadastrado no Acesso Cidadão, do Governo do Estado. Após o cadastro, ou caso já o tenha, ao acessar o novo portal Integra Saúde Capixaba, o cidadão encontra informações sobre a “Linha da Vida”, um histórico completo, em ordem cronológica, de atendimentos realizados no SUS.

No portal, o cidadão também tem acesso a informações referentes a consultas e exames especializados; exames laboratoriais GAL/LACEN; cirurgias; internações; medicamentos e fórmulas nutricionais, e vacinas.

LEIA MAIS
ans_cancelamento_planos_de_saúde Planos de saúde com duas mensalidades atrasadas serão cancelados - A resolução também determina que dias de pagamento de atraso de mensalidades já quitadas não serão contados como período de inadimplência
Serra realiza mutirão para emissão de carteira de identificação para pessoas com TEA Serra realiza mutirão para emissão de carteira de identificação para pessoas com TEA - Com validade de cinco anos, a CIMPTEA assegura acesso prioritário a serviços públicos e privados

“Com essa integração, a Sesa promove uma gestão centralizada e estratégica dos dados, assegurando que decisões sejam tomadas com base em informações atualizadas. Entre os principais benefícios para os cidadãos capixabas estão a melhoria na continuidade do cuidado e a eficiência no atendimento”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

Neste primeiro momento, as informações são referentes aos serviços estaduais, e o sistema avançará para incluir diferentes bases de dados da saúde capixaba. A integração ocorre por meio da REDS, que trabalha com o compartilhamento de informações e a interoperabilidade, isto é, a troca de dados de saúde entre diferentes sistemas. As informações estão vinculadas diretamente aos dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Com base em padrões internacionais de interoperabilidade, o Integra Saúde Capixaba cria uma ponte entre diferentes sistemas de saúde, garantindo que as informações fluam com precisão, segurança e velocidade”, explicou o gerente de Tecnologia da Informação da Sesa, Márcio Merçon de Vargas.

Integra Saúde Capixaba

O Integra Saúde Capixaba nasceu com o objetivo de integrar e compartilhar dados de saúde em todo o território capixaba, conectando toda a rede do SUS. Inicialmente, os dados são referentes aos serviços estaduais, e a plataforma avançará para incluir outras bases de dados de saúde do Espírito Santo.

“No portal, o cidadão poderá se ver dentro do SUS, saber qual é o seu histórico e também acompanhar as solicitações de exames e consultas, por exemplo. A plataforma estará em constante evolução, com o objetivo de avançar para um prontuário único do paciente, onde ele terá todas as suas informações aprimoradas”, descreveu Vargas.

Ao acessar o portal, o cidadão terá acesso às seguintes funcionalidades:

  • Linha da Vida: O cidadão pode acompanhar todas as informações de seu histórico de saúde em ordem cronológica, selecionando o período desejado, desde o início de seu atendimento no SUS até o último realizado.
  • Consultas e Exames Especializados: São apresentados os históricos de consultas e exames especializados já realizados, com informações sobre o tipo de consulta ou exame, data de solicitação, status do pedido e, em caso de confirmação, a data e o local.
  • Exames GAL/LACEN: São disponibilizados os exames laboratoriais realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) ou em outros laboratórios que utilizam o sistema GAL. Inicialmente, serão disponibilizados os laudos referentes a exames de biologia molecular e sorologias para dengue, chikungunya, zika, vírus respiratórios, Influenza e Covid-19.
  • Cirurgias: O cidadão pode acompanhar, além do histórico de cirurgias já realizadas, aquelas em processo de agendamento, com informações sobre especialidade, procedimento, data de solicitação, hospital, data da cirurgia e status.
  • Internações: São disponibilizados todos os registros de internação, com informações sobre especialidade do leito, hospital, datas de internação e alta, dias internados e status.
  • Medicamentos e Fórmulas Nutricionais: Acesso a informações sobre solicitações de medicamentos e fórmulas nutricionais feitas nas unidades de Farmácia Cidadã Estadual, com detalhes sobre o procedimento, CID, quantidade solicitada, autorizada e entregue, além de data e situação.
  • Vacinas: É possível acompanhar o histórico de vacinação, com informações como nome da vacina, dose aplicada, data de aplicação e fabricante.
Integra Saúde Capixaba: portal integra dados dos pacientes do SUS
Para Casagrande, novo sistema dá mais transparência para a execução dos serviços na área da saúde. Reprodução: SECOM

Sobre a REDS

A Rede Estadual de Dados em Saúde do Espírito Santo (REDS) tem como objetivo permitir a troca de informações entre todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, facilitando a transição e a continuidade do cuidado.

É por meio da REDS que as funcionalidades do portal Integra Saúde Capixaba são disponibilizadas aos cidadãos, utilizando o processo de compartilhamento e a interoperabilidade dos dados. As informações de saúde em todo o Estado passam por uma padronização da linguagem, permitindo a troca de informações entre diferentes sistemas e evitando a fragmentação dos dados.

Além disso, a expectativa é que a REDS possa operar com um volume de dados ainda maior, ampliando a capacidade de monitoramento e gestão das políticas públicas de saúde. O Ministério da Saúde (MS) está desenvolvendo o programa de Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), e o Espírito Santo é um dos oito estados-piloto para sua implementação, sendo o único da região Sudeste.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA