Sistema permite que o cidadão acompanhe serviços como consultas, exames além de medicamentos e cirurgias eletivas com clareza e transparência
Por Fabio Gabriel
O futuro da saúde digital já é uma realidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo. Em uma iniciativa inédita no Estado, o governador Renato Casagrande lançou, na última quarta-feira (06), o portal de integração da Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS), o Integra Saúde Capixaba. O projeto, que está em sua primeira fase de desenvolvimento, é voltado para as iniciativas de saúde digital da Secretaria da Saúde (Sesa). O portal está disponível no link: https://integra.saude.es.gov.br/.
O Integra Saúde Capixaba é uma plataforma pioneira de integração e qualificação de dados de saúde em nível estadual, por meio da qual o cidadão poderá acompanhar e monitorar seu próprio histórico de saúde no SUS.
“Agora o cidadão passa a ter clareza sobre o que acontece. Por meio da plataforma, ele vai poder acompanhar os serviços regulados pelo Governo do Estado — consultas, exames, medicamentos, cirurgias eletivas e tudo aquilo que é solicitado na unidade de saúde ou pela regulação. Estamos usando a tecnologia a serviço do capixaba. Isso traz mais tranquilidade na prestação do serviço e mais transparência”, afirmou o governador durante coletiva de imprensa de apresentação do projeto.
Para acessar o portal, o cidadão precisa estar cadastrado no Acesso Cidadão, do Governo do Estado. Após o cadastro, ou caso já o tenha, ao acessar o novo portal Integra Saúde Capixaba, o cidadão encontra informações sobre a “Linha da Vida”, um histórico completo, em ordem cronológica, de atendimentos realizados no SUS.
No portal, o cidadão também tem acesso a informações referentes a consultas e exames especializados; exames laboratoriais GAL/LACEN; cirurgias; internações; medicamentos e fórmulas nutricionais, e vacinas.
“Com essa integração, a Sesa promove uma gestão centralizada e estratégica dos dados, assegurando que decisões sejam tomadas com base em informações atualizadas. Entre os principais benefícios para os cidadãos capixabas estão a melhoria na continuidade do cuidado e a eficiência no atendimento”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.
Neste primeiro momento, as informações são referentes aos serviços estaduais, e o sistema avançará para incluir diferentes bases de dados da saúde capixaba. A integração ocorre por meio da REDS, que trabalha com o compartilhamento de informações e a interoperabilidade, isto é, a troca de dados de saúde entre diferentes sistemas. As informações estão vinculadas diretamente aos dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Com base em padrões internacionais de interoperabilidade, o Integra Saúde Capixaba cria uma ponte entre diferentes sistemas de saúde, garantindo que as informações fluam com precisão, segurança e velocidade”, explicou o gerente de Tecnologia da Informação da Sesa, Márcio Merçon de Vargas.
Integra Saúde Capixaba
O Integra Saúde Capixaba nasceu com o objetivo de integrar e compartilhar dados de saúde em todo o território capixaba, conectando toda a rede do SUS. Inicialmente, os dados são referentes aos serviços estaduais, e a plataforma avançará para incluir outras bases de dados de saúde do Espírito Santo.
“No portal, o cidadão poderá se ver dentro do SUS, saber qual é o seu histórico e também acompanhar as solicitações de exames e consultas, por exemplo. A plataforma estará em constante evolução, com o objetivo de avançar para um prontuário único do paciente, onde ele terá todas as suas informações aprimoradas”, descreveu Vargas.
Ao acessar o portal, o cidadão terá acesso às seguintes funcionalidades:
- Linha da Vida: O cidadão pode acompanhar todas as informações de seu histórico de saúde em ordem cronológica, selecionando o período desejado, desde o início de seu atendimento no SUS até o último realizado.
- Consultas e Exames Especializados: São apresentados os históricos de consultas e exames especializados já realizados, com informações sobre o tipo de consulta ou exame, data de solicitação, status do pedido e, em caso de confirmação, a data e o local.
- Exames GAL/LACEN: São disponibilizados os exames laboratoriais realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) ou em outros laboratórios que utilizam o sistema GAL. Inicialmente, serão disponibilizados os laudos referentes a exames de biologia molecular e sorologias para dengue, chikungunya, zika, vírus respiratórios, Influenza e Covid-19.
- Cirurgias: O cidadão pode acompanhar, além do histórico de cirurgias já realizadas, aquelas em processo de agendamento, com informações sobre especialidade, procedimento, data de solicitação, hospital, data da cirurgia e status.
- Internações: São disponibilizados todos os registros de internação, com informações sobre especialidade do leito, hospital, datas de internação e alta, dias internados e status.
- Medicamentos e Fórmulas Nutricionais: Acesso a informações sobre solicitações de medicamentos e fórmulas nutricionais feitas nas unidades de Farmácia Cidadã Estadual, com detalhes sobre o procedimento, CID, quantidade solicitada, autorizada e entregue, além de data e situação.
- Vacinas: É possível acompanhar o histórico de vacinação, com informações como nome da vacina, dose aplicada, data de aplicação e fabricante.
Sobre a REDS
A Rede Estadual de Dados em Saúde do Espírito Santo (REDS) tem como objetivo permitir a troca de informações entre todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, facilitando a transição e a continuidade do cuidado.
É por meio da REDS que as funcionalidades do portal Integra Saúde Capixaba são disponibilizadas aos cidadãos, utilizando o processo de compartilhamento e a interoperabilidade dos dados. As informações de saúde em todo o Estado passam por uma padronização da linguagem, permitindo a troca de informações entre diferentes sistemas e evitando a fragmentação dos dados.
Além disso, a expectativa é que a REDS possa operar com um volume de dados ainda maior, ampliando a capacidade de monitoramento e gestão das políticas públicas de saúde. O Ministério da Saúde (MS) está desenvolvendo o programa de Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), e o Espírito Santo é um dos oito estados-piloto para sua implementação, sendo o único da região Sudeste.