26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Insípida, inodora e incolor: coisas do passado

Insípida, inodora e incolor: coisas do passadoEstas águas fogem das premissas mais básicas do mais básico dos ingredientes com um único propósito: aliviar o calor em goladas geladas cheias de sabor e cor.

Sucos? Nada disso. Nem drinques ou coquetéis. Com notas ácidas, doces, amargas ou até picantes, estas águas aromatizadas são refrescos leves, ótimas bebidas de boas-vindas ou digestivas.
No México, o mais tradicional dos refrescos é a água de jamaica, obtida pela infusão do amarguíssimo hibisco desidratado – aquela flor vermelha e comum. Na Itália, a receita para aplacar o calor leva água, suco e xarope de limão. Os árabes preferem combinações de água, gelo e xaropes doces de tâmara ou damasco.
Um refresco famoso japonês leva água quente, kuzu (um amido semelhante à araruta), açúcar, gengibre e limão yuzu. Os brasileiros? Bem, os brasileiros por muito tempo combateram o calor só com sucos, água de coco e refrigerantes, mas estão começando a pedir um refresco. “Nos bares, já é quase obrigação ter algum no cardápio”, diz Henrique Medeiros, barman do restaurante Kinoshita (3849-6940).
Ligeiro. Uma confusão comum é achar que sucos e refrescos são sinônimos. O refresco pode até levar um pouco de suco ou pedaços de frutas, mas são participações discretas. “Uma textura não tem nada a ver com a outra. O suco se bate no liquidificador, é pesado. Você bebe um copo, no máximo dois. O refresco, não. Toma quatro”, diz o barman do Kinoshita.
Refresco tem três ingredientes básicos: água, gelo e um elemento que tenha o poder de aromatizar – ervas (hortelã, menta), flores (rosa, flor de laranjeira), cascas de frutas (limão, mexerica), xaropes (damasco, amora) e até verduras (pepino). Vale, inclusive, misturar ingredientes dessas diferentes “famílias”, como você vai ler ao lado.
Outra opção é acrescentar água de coco e água com gás – mas sem exageros. “A água de coco prolonga o tempo que o refresco permanece na boca. E você não quer um sabor prolongado, quer matar a sede”, ensina Henrique.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA