Abertas inscrições do Sisu a partir desta terça (21)

As inscrições do Sisu vão até a sexta-feira (24). - Foto: Divulgação

O Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. Inscrições podem ser feitas até a sexta-feira (24)

A partir desta terça-feira (21) começam as inscrições para Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para faculdades que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desta forma, serão ofertadas 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas.

As inscrições podem ser realizadas até a sexta-feira (24), por meio do site do programa. Sendo assim, para participar do Sisu, é importante ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação.

Para realizar o cadastro é necessário informar o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada no página do participante. Além disso, é preciso informar o CPF e a senha cadastrada na hora da inscrição. Se o candidato não lembrá-la, pode ser recuperada no portal.

Cálculo

O estudante pode escolher até duas opções de curso. Vale lembrar que alguns cursos têm restrições, isso porque o Sisu dá às instituições de ensino a liberdade de usar as notas do Enem como quiserem.

Também é possível também conferir pesos diferenciados para as provas. A nota em ciências da natureza ou em matemática pode valer mais para um curso de física ou química, por exemplo. Dessa forma, a nota do estudante pode variar dependendo do curso para o qual ele está concorrendo.

Nota de corte

Todos os dias o Ministério da Educação (MEC) divulga em seu portal as notas de corte que são uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Ela não garante que o estudante seja selecionado.

A nota de corte é calculada com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. Mas também é possível alterar as opções de curso feitas até o final do período de inscrição. Será considerada a última opção registrada pelos estudantes.

Cronograma

Após a finalização do prazo de inscrições, no dia 28 de janeiro será divulgado o resultado da seleção. Os estudantes que forem aprovados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Aqueles que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera. O prazo para se candidatar é de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas próprias instituições de ensino, entre 7 de fevereiro e 30 de abril.

*Da redação, com informações da Agência Brasil.

Leia Também: