Estão abertas as inscrições para o 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que tem como objetivo estimular e fortalecer a reflexão critica sobre todas as formas de discriminação – sexual, étnica, racial e por orientação sexual. Estudantes do Ensino Médio, graduados, especialistas, educadores e estudantes de doutorado podem concorrer com redações e artigos científicos. As inscrições seguem até o dia 16 de setembro.
O projeto visa a ampliar e replicar as boas experiências que existem nas escolas brasileiras, além de fomentar o envolvimento da comunidade escolar em torno do debate sobre igualdade. O prêmio é dividido em cinco categorias.
Também podem participar da premiação escolas públicas e privadas que estejam desenvolvendo projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade de gênero, concorrendo na categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”. Será premiada uma escola por região, que receberá o prêmio de R$ 10 mil. O dinheiro deverá ser aplicado nos projetos de promoção de igualdade de gênero.
Na categoria Estudante de Ensino Médio são duas possibilidades: Etapa Nacional e Etapa Unidade da Federação. Ao todo, serão 27 vencedores, um por Estado e o Distrito Federal que receberão bolsas de estudo, computadores e impressoras.
Nas categorias Mestre e Estudante de Doutorado, Mestre, Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado e Estudante de Graduação, serão premiados os seis melhores artigos científicos, sendo dois selecionados por categoria. Ao todo, os textos vencedores receberão premiações em dinheiro no valor de R$ 23 mil, além de bolsas de estudo.
O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres, que visa a contemplar abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos da relação de gênero.
Faça sua inscrição aqui.
Informações Assessoria da Sedu