Inscrições abertas para simpósio de crédito de carbono

Evento, que faz parte da programação da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, vai debater projetos de neutralização e mercado.

A emissão de gases de efito estufa é umas das principais preocupações ambientais deste século. Estudos feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU) concluíram que essas emissões em áreas urbanas do Brasil representam 23% do total na América Latina. Com o objetivo de debater e propor soluções para esse tema, a 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia contará com o IV Simpósio Internacional do Mercado de Crédito de Carbono, que acontece nos próximos dias 17, 18 e 19, na Praça do Papa. As inscrições para o simpósio são gratuitas e já estão abertas.

O evento vai contar com palestras e debates com profissionais das áreas de meio ambiente, energia, sustentabilidade, qualidade, infraestrutura industrial, relações institucionais, financiamento e controladoria, além da área jurídica.

“A busca por informações sobre esse mercado é muito grande. Quem criar, na sua atividade econômica, mecanismos de desenvolvimento limpo, poderá ser compensado por um crédito, e esse crédito pode ser negociado, como já vem acontecendo no mundo todo”, disse Gilberto Álvares, do Inceri, instituto que promove o evento desde a primeira edição.

Para representar a gigante mundial de validação e verificação de projetos de neutralização de carbono, a Verified Carbon Standard (VCS), o Simpósio receberá William Ferretti. Ele, que é uma das maiores autoridades do mundo no assunto, vai falar sobre as alternativas de ampliação estrutural e funcional do mercado.
Antes de ir para a VCS, Willian Ferretti atuou como vice-presidente da Bolsa do Clima de Chicago, pioneira na negociação de créditos de carbono no mercado voluntário.

As mudanças na consciência global e a relação entre desenvolvimento e proteção do meio ambiente serão abordadas por Carlos Klink, secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, durante a conferência Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável. Logo depois, ele também participará da palestra Projetos Florestais de Carbono (REDD+) e Programa Agricultura de Baixo Carbono.

Outro destaque no Simpósio é Sérgio Besserman, doutor em Economia que também tem em seu currículo a direção de planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Ele falará sobre as novas iniciativas para minimizar as emissões de gases do efeito estufa.

Serviço
IV Simpósio Internacional do Mercado de Crédito de Carbono

Quando: nos próximos dias 17, 18 e 19
Onde: Praça do Papa, em Vitória
Inscrições: gratuitas, com vagas limitadas
Informações: www.inceri.org.br/creditodecarbono/

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome