- Continua após a publicidade -

Inscrição para o Enem começa nesta segunda-feira

A inscrição é feita pela internet, no site do Enem e o participante deve ter em mãos o CPF e o número do documento de identidade.

 

Os alunos já podem se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde as 10 horas desta segunda-fira (9), horário de Brasília, até às 23h59 do dia 20 de maio. A inscrição é feita pela internet, no site do Enem e o participante deve ter em mãos o CPF e o número do documento de identidade, além de informar um endereço de e-mail. Só é possível fazer uma inscrição por e-mail, assim, cada estudante deverá ter e-mail próprio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informado para se comunicar com o participante. A taxa é de R$ 68,00. 

Ao fazer a inscrição o participante informará se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista – aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol. O atendimento especializado é oferecido as pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. O atendimento específico é destinado a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas.

- Continua após a publicidade -

É também na inscrição, que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia de execução das provas. A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda. Este ano o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, essa taxa era paga apenas no Banco do Brasil.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Foto: Agência Brasil 

Leia Mais

Feira dos Municípios começa no ES; veja programação
Matrículas no Ensino Superior mais que dobram
Participantes do Enem podem consultar Cartão de Confirmação
Demi Lovato confirma turnê em São Paulo; confira
Vitória recebe evento sobre inclusão nas escolas
Professores e estudantes comentam o primeiro dia de...
Bossa Nova: Fernanda Takai, Theo Bial e Menescal...
MEC Livros amplia acervo para 25 mil obras
1º dia do Enem começa com redação e...
Mariah Carey traz show natalino pela primeira vez...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -