23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Governo confirma início de inquérito sorológico nesta quarta (13)

A metodologia precisará as pessoas que já tiveram contato ou ainda não foram contagiadas pelo novo coronavírus. Testes serão realizados nas residências e durarão 15 minutos

O governador Renato Casagrande informou na segunda-feira (11), por meio de pronunciamento, que a partir desta semana será realizado um inquérito sorológico, que visa a identificar a população que já foi contaminada ou não pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Cerca de 560 pessoas de entidades diferentes como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), entre outras, farão parte da equipe.

- Continua após a publicidade -

“O teste será aplicado em cidadãos escolhidos em 27 municípios e o resultado será dado em até 15 minutos. Desta forma, saberemos se o indivíduo tem ou já teve a Covid-19”, disse o governador.

Casagrande reforço que serão colhidas quatro amostras de mais de 5 mil pessoas para determinar a porcentagem de quantas pessoas tiveram contato com a doença. Daqui a 15 dias haverá uma nova colheita. Serão dois meses de investigação para saber como se comportará o contágio do vírus no Espírito Santo.

Metodologia

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou que a escolha dos municípios não foi aleatória. “Fizemos uma avaliação estatística para projetar a população do Estado. A equipe da Ufes junto com a Subsecretária de Vigilância em Saúde da Sesa criou uma metodologia diferenciada e eficaz. Foram escolhidos em caráter científicos, não foi com caráter administrativo ou aleatório”, disse.

Fernandes afirmou, ainda, que nesta semana será possível ter mais dados acerca do contágio nas regiões capixabas. “Poderemos estatisticamente informar como as pessoas estão se comportando quanto ao vírus. Com essa estatística, poderemos medir a força do crescimento do novo coronavírus, da capacidade de contágio e avaliar a qualidade dos nossos testes. Foi fundamental a adesão dos municípios nesse inquérito. Quero agradecer por terem se envolvido nesse inquérito.”, pontuou.

Distanciamento social

Em sua fala, Casagrande acrescentou que o governo do Estado está adotando medidas para que seja combatido o vírus, mas que depende muito da sociedade entender que o distanciamento social e as medidas de restrição são importantes para evitar a transmissão do novo coronavírus.

“Todos devem ter um compromisso com o distanciamento social. A partir de hoje o uso de máscaras é obrigatório seja em qualquer local. Nós, estamos em local fechado, sem contato com ninguém, por isso não há necessidade do uso, mas se for sair não deixe de usar a máscara. Mais do que uma determinação, é um apelo que fazemos a toda sociedade capixaba para que possamos conter a pandemia”, finalizou o governador.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA