21.6 C
Vitória
segunda-feira, 15 DE julho DE 2024

Iniciativas para impulsionar o turismo na Grande Vitória

Cidades da Região Metropolitana estão solucionando problemas e reorganizando espaços para receber e atrair novos visitantes e reforçar o turismo

Por Mariah Friedrich

O turismo desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e cultural de uma região. Além de impulsionar a economia local, promove a interação entre diferentes culturas. Como forma de fortalecer este setor, os municípios da Grande Vitória estão implementando diversos projetos para atrair mais visitantes para a Região Metropolitana.

- Continua após a publicidade -

A atração e cativação de novos públicos demandam investimentos estratégicos em vários segmentos. A criação e manutenção de infraestruturas de qualidade, como estradas, aeroportos, hotéis, restaurantes e aprimoramento de serviços básicos,
são fundamentais para acolher e satisfazer os turistas, facilitando suas visitas e aprimorando suas experiências.

Além do reforço na infraestrutura, a Grande Vitória está diversificando seus investimentos. Isso inclui iniciativas de capacitação e melhoria nos serviços, respaldadas pelo Sindicato de Bares e Restaurantes (Sindibares), além de inúmeros festivais culturais, eventos esportivos e roteiros de aventura. Tais esforços visam posicionar a região como um destino turístico atrativo para uma ampla gama de visitantes a longo prazo. Resta saber os detalhes dos investimentos que já foram entregues ou estão em andamento na Região Metropolitana, focados na melhoria e promoção do turismo.

Vitória

Rua da Lama tem nova aparência após reurbanização. Foto: Victor Leonel/Next Editorial
Rua da Lama tem nova aparência após reurbanização. Foto: Victor Leonel/Next Editorial

A capital capixaba está investindo na melhoria da infraestrutura dos populares pontos de encontro de famílias e visitantes espalhados pela cidade. Um exemplo é a reurbanização da famosa Rua da Lama, concebida para ser um espaço seguro, de convivência e voltado para os pedestres. A proposta da prefeitura é proporcionar aos moradores e visitantes um ambiente mais organizado e acolhedor.

“Estamos revitalizando esses espaços para promover o uso coletivo, requalificando as áreas a fim de fortalecer essa nova vocação, já que Vitória possui um grande potencial turístico, graças à beleza da ilha”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Projetos e Obras de Vitória, Gustavo Perin.

O processo de reurbanização também chegou à Curva da Jurema, que já é um ponto turístico muito frequentado, com quiosques que oferecem opções gastronômicas e de lazer que atendem do café da manhã ao jantar. A obra, concluída neste mês de junho, utiliza o conceito proposto nas ruas vivas e tornará o espaço mais moderno e acessível para a permanência de pessoas, além de mais convidativo.

E a Rua Gama Rosa, no Centro, está com o projeto quase pronto, e em breve as obras terão início. O endereço surge como uma alternativa para as conhecidas opções da Rua da Lama e do Triângulo das Bermudas, em Jardim da Penha e na Praia do canto, respectivamente. Ambos os espaços foram oficialmente designados como polos gastronômicos por meio de leis e decretos, com o intuito de fomentar a interação entre as pessoas e impulsionar o turismo.

Projeto de recuperação da Orla de São Pedro vai trazer um novo potencial turístico para a região. Foto: Gabriel Werneck/PMV
Projeto de recuperação da Orla de São Pedro vai trazer um novo potencial turístico para a região. Foto: Gabriel Werneck/PMV

Além disso, vários projetos de remodelação e infraestrutura estão em andamento para elevar ainda mais o potencial turístico de Vitória. A Nova Orla de São Pedro será beneficiada com a construção do Centro de Pescado, Museu do Pescador e Rua Viva, que incluirá estacionamento, passeio contínuo com calçada, ciclovia, deques, arquibancadas alagáveis, rampas, atracadouros e paisagismo.

O bairro Andorinhas também está passando por reurbanização, com a implementação de uma orla que contará com calçadas ampliadas, deques, rampas para barcos, atracadouros, novo trecho viário à beira-mar com vagas para estacionamento, áreas de convivência, equipamentos esportivos, academias para idosos e jovens, playgrounds e uma intervenção viária para um novo acesso ao bairro.

Em 2023, a cidade recebeu dois importantes equipamentos do Governo do Estado. Além de aprimorar a mobilidade urbana e ampliar a variedade de transportes públicos, eles visam fortalecer o turismo nas cidades que receberam os investimentos. Trata-se do Sistema Aquaviário, com o propósito de integrar as cidades de Vitória, Vila Velha e Cariacica, e da Ciclovia da Vida, que, além de promover o cuidado com a vida, incentiva moradores e visitantes a contemplar uma das vistas mais belas do Espírito Santo a uma altura de mais de 70 metros.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, enfatizou que, além de melhorar a mobilidade urbana, o Sistema Aquaviário representa um avanço para o turismo na cidade. “Este é um momento importante para a mobilidade na Grande Vitória, facilitando o deslocamento das pessoas e tornando-se um atrativo para o
turismo”, declarou.

Obras como a repavimentação das principais vias estão em andamento na cidade, pois a prefeitura compreende que uma cidade turística necessita de ruas e avenidas com altos padrões de qualidade para melhorar não apenas a vida dos moradores, mas também a experiência daqueles que visitam Vitória.

Vila Velha

A cidade canela-verde tem recebido iniciativas para fortalecer o turismo e melhorar a mobilidade urbana, como o Sistema Aquaviário e a Ciclovia da Vida, conectando Vila Velha à capital capixaba. Além disso, em breve, a cidade iniciará a requalificação dos 34 quilômetros de orla, visando proporcionar maior conforto aos frequentadores e atrair turistas. Para os amantes do meio ambiente, a novidade é a implementação do Parque Natural Jacarenema, uma nova opção de visita.

“Esta estrutura incluirá um Centro de Educação Ambiental, um Posto de Fiscalização, Espaços para Oficinas Educacionais, um Espaço Administrativo, além de instalações acessíveis, bebedouros e um memorial que contará toda a história da luta pela implementação do Parque, tornando-se um espaço acolhedor para moradores e turistas”, explicou a secretária Municipal de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante ao detalhar como será estrutura do Parque Natural Jacarenema.

O Farol Santa Luzia é um dos cartões postais de Vila Velha. Foto: PMVV
O Farol Santa Luzia é um dos cartões postais de Vila Velha. Foto: PMVV

Vila Velha tem recebido diversos projetos para melhorar a infraestrutura e o turismo na cidade, incluindo reformas e manutenção constante da Casa da Memória, Museu Homero Massena, Farol de Santa Luzia e Igreja do Rosário. Além disso, a cidade sediou a maior Vila Natalina e o maior show pirotécnico de réveillon do Espírito Santo nos últimos dois anos
(2021/22 e 2022/2023).

A cidade tem promovido roteiros turísticos, como o Bike VV e o Tour a Pé da Prainha, um passeio pelos principais monumentos históricos e culturais da região. Entre as novas atrações turísticas estão o deck 360º da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes e o Pumptrack em Ponta da Fruta, uma pista com diversas ondulações para prática de skate e BMX.

Os investimentos em infraestrutura são destacados, pois Vila Velha, há nos conhecida por problemas de alagamento, tem investido em obras de drenagem e bombas de escoamento em diversos pontos estratégicos para prevenir inundações. Essa atenção à infraestrutura é fundamental para a confiança dos visitantes em retornar à região.

O Parque da Prainha é outro investimento que fortalece o turismo na cidade e acomoda uma ampla gama de eventos, oferecendo atividades para o dia a dia, como pistas de caminhada e ciclovia ao redor do parque.

“São áreas para toda a família, incluindo espaços para food trucks e beer trucks com áreas de estar para refeições, infraestrutura para motor homes, parquinho infantil, academia popular e plataforma de exercícios multiestação, espaço cercado para pets, amplas áreas gramadas para piqueniques e uma fonte interativa com jatos d’água dançantes”, detalha a secretária de Obras de Vila Velha, ressaltando o compromisso da prefeitura em aumentar os investimentos para incentivar o turismo.

Cariacica

A construção da Nova Orla de Cariacica, concluída em dezembro de 2023, é o destaque da cidade, visando impulsionar o turismo na região. A orla, com quase 2km de extensão, está equipada com restaurantes, passarela flutuante, ciclovia, pista de skate, área infantil com playground e banheiros modernos e sustentáveis. Esses recursos estarão disponíveis não apenas para os moradores, mas também para os turistas.

Inauguração acontece no mirante da orla na próxima quarta-feira (27/12)
A Nova Orla de Cariacica terá três restaurantes com vista panorâmica. Foto: PMC

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, enfatizou que o desenvolvimento e o lazer são prioridades de sua gestão. “Estamos promovendo o desenvolvimento do município em todas as áreas, e o espaço terá capacidade para acolher todos os nossos cidadãos e visitantes”, explicou.

Os investimentos na cidade não param por aí. Cariacica está construindo o Mercado Municipal, com previsão de entrega para julho deste ano. Quando finalizado, o espaço contará com três pavimentos, abrigando três restaurantes, 65 lojas (boxes), áreas de convivência, duas praças de alimentação, auditório, 40 vagas de estacionamento, sala de treinamento, entre outros ambientes.

Outro empreendimento em construção é o Parque de Exposições, voltado para eventos culturais e com tamanho superior à área do estádio Kleber Andrade, localizado no Bairro Nova Brasília, adjacente ao Parque O Cravo e A Rosa. O local terá um galpão, espaço para shows de grande porte, paisagismo, iluminação e estacionamento, entre outras facilidades.

A cidade também investe no turismo local, apoiando e promovendo eventos turísticos como o Natal Luz, festivais, campeonatos de carrinho de rolimã, motocross, cavalgadas,
cicloturismo e outros.

Serra

Rotatória do Ó recebeu faixas exclusivas para ônibus e ciclovias que darão mais opções de transporte seguro. Foto: PMS
Rotatória do Ó recebeu faixas exclusivas para ônibus e ciclovias que darão mais opções de transporte seguro. Foto: PMS

O Sítio Arqueológico e Histórico de São José do Queimado (foto em destaque), na Serra, está passando por um significativo processo de renovação para também funcionar como um centro de apoio aos visitantes, com previsão de conclusão neste ano. Essa iniciativa representa um avanço considerável para a área cultural e turística da cidade, dado o imenso valor histórico do local para o Espírito Santo, sendo o cenário da maior revolta de escravos registrada no território capixaba.

Assim como as demais cidades que compõem a Região Metropolitana, a Serra também está realizando obras de repavimentação e melhorias no trânsito, com o objetivo de reduzir os impactos dos congestionamentos e dar maior fluidez ao tráfego na região.

Viana

Expocervi, realizada em outubro do ano passado, foi a primeira exposição de um Pólo Público de Cervejarias Artesanais do Brasil. Foto: Victor Almeida
Expocervi, realizada em outubro do ano passado, foi a primeira exposição de um Pólo Público de Cervejarias Artesanais do Brasil. Foto: Victor Almeida

Reconhecida como a cidade do agroturismo, Viana destaca-se por seus vales, montanhas, cachoeiras e pelo Pólo Público de Cervejarias Artesanais do Brasil. Os campos de plantação de lúpulo tornaram-se um ponto alto na inovação de um novo modelo de negócios, visando a transformar a cidade, conhecida como capital da logística, em um destino de destaque no turismo de experiência.

“O foco da prefeitura é no turismo e na gastronomia, mas objetivando beneficiar também a indústria e o comércio. O propósito com o Polo de Cervejarias Artesanais é criar uma opção de turismo de experiência. Então, por meio das cervejarias artesanais – que, vale ressaltar, é um segmento que cresce cada vez mais no Estado, – pretendemos atrair a hotelaria, a gastronomia e outros setores econômicos ligados ao turismo para essa região”, pontua o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.

Guarapari

Recentemente, o Governo do Estado inaugurou em Meaípe a ampliação em 50 metros da faixa de areia da praia, além da recuperação de parte da rodovia ES-060 e a construção de píeres, com o propósito de revitalizar o turismo na região, que sofreu com o forte impacto de processos de erosão.

Obra do engordamento da faixa de areia era uma demanda antiga dos moradores e comerciantes de Meaípe, em Guarapari. Foto: PMG
Obra do engordamento da faixa de areia era uma demanda antiga dos moradores e comerciantes de Meaípe, em Guarapari. Foto: PMG

Para o presidente da Associação de Moradores e Comerciantes de Meaípe, Vinícius Brina Gramisceli, a reconstrução trouxe de volta não apenas a beleza natural, mas também permitiu o retorno de atividades esportivas e turísticas, trazendo alegria e vitalidade à comunidade local. “Realmente precisávamos que essa obra fosse realizada. Afinal, somos uma vila que depende do turismo, e esse projeto é uma vantagem para todos nós”, comemorou.

Outro investimento direcionado para solucionar um dos problemas durante os períodos de alta temporada é a questão da falta d’água. A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) anunciou investimentos para a realização de estudos preliminares, levantamentos topográficos, elaboração de todos os projetos necessários e estimativas de custos, com o intuito de resolver o problema de abastecimento que a cidade enfrenta quando recebe milhões de visitantes durante o verão.

É evidente que vários projetos foram concluídos, enquanto outros ainda estão em andamento. Antevê-se uma série de soluções e melhorias que não apenas atenderão às necessidades dos moradores locais, mas também aprimorarão significativamente a experiência daqueles que visitam a Região Metropolitana de Vitória. Essas iniciativas contribuirão para tornar a região mais atrativa e acolhedora, promovendo um ambiente mais seguro, funcional e agradável para todos que desejam desfrutar das belezas e oportunidades da área.

*Matéria publicada originalmente na revista ES Brasil 218 e atualizada. Confira a edição completa de turismo neste link

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA