Mais informações no rótulo das cervejas

As cervejas fabricadas ou vendidas no Brasil terão que divulgar mais informações nos rótulos
(Foto - Jose Cruz/Agência Brasil)

Fabricantes e importadoras de cervejas terão o prazo até 16 de novembro para adequação às novas regras

As cervejas nacionais e importadas vendidas no Brasil terão, em seus rótulos, especificações mais claras sobre os ingredientes utilizados em sua fabricação. A medida está prevista em instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem o prazo de até 15 de novembro para ser posta em prática.

A instrução estabelece a “obrigatoriedade de constar, de modo claro, preciso e ostensivo, na rotulagem de cervejas, as informações que indiquem os ingredientes que compõem o produto, substituindo as expressões genéricas ‘cereais não malteados ou maltados’ pela especificação dos nomes dos cereais e matérias-primas efetivamente utilizados como adjunto cervejeiro”.

Além disso, a portaria prevê que os açúcares utilizados na fabricação da cerveja deverão ter a denominação acrescida do nome da espécie vegetal de origem – caso, por exemplo, do açúcar de cana.

Você sabe o que é considerada uma cerveja?

Bom, se você viu a imagem de divulgação dessa matéria e pensou: “Isso não é cerveja. É um chopp”… seu conhecimento elítico está certíssimo!

A cerveja é uma bebida alcoólica obtida por meio da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água e leveduras como parte fundamental do processo. O Chopp também, porém detalhes, entre eles o acondicionamento, a validade e a pasteurização fazem com que ele se torne uma outra bebida. Entretanto, amigo, esse assunto será tratado em breve!


LEIA TAMBÉM
Conteúdo Publicitário