23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Greve dos caminhoneiros atinge inflação neste mês, segundo BC

De acordo com o Banco Central, a taxa aumentará devido a paralisação iniciada em 21 de maio

Por conta da paralisação dos caminhoneiros, iniciada em 21 de maio, a inflação em junho deve se acelerar sob o efeito da crise de desabastecimento provocada pela greve. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o Relatório de Inflação, divulgado hoje (28), em Brasília, de junho a agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderá registrar alta de 1,06%, 0,27% e 0,20%, respectivamente. Em maio, a inflação ficou em 0,40%.

- Continua após a publicidade -

Apesar de registrar alta em junho, a inflação pode apresentar uma baixa até o final do ano por conta da lenta recuperação econômica. Isso deve ocorrer em razão do período favorável dos preços de alimentos e a elevada ociosidade da produção no país.

O relatório informa, ainda, que a previsão para a inflação neste ano ficou em 4,2%, abaixo da meta de 4,5%. A meta tem intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

“A expressiva aceleração projetada para a inflação mensal de junho repercute a intensificação dos efeitos da paralisação no setor de transporte de carga sobre os preços de alimentos e combustíveis e a da mudança de bandeira tarifária [de energia elétrica]”, disse o relatório.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA