27.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

IPCA: inflação na Grande Vitória foi de 0,44% em janeiro

Os alimentos e os transportes registraram as maiores altas neste início de 2021

Por Mike Figueiredo

A inflação na Região Metropolitana da Grande Vitória ficou em 0,44% no mês de janeiro de 2021 quando comparada ao mês anterior. Este é o menor valor desde setembro registrado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A pesquisa é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- Continua após a publicidade -

No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação na Grande Vitória ficou em 5,30%. O valor é superior ao registrado no País, que foi de 4,56%. A inflação na Grande Vitória é a sexta maior entre as 16 áreas pesquisadas nesse período. Os principais itens que puxaram o índice para cima foram alimentos e bebidas (+18,40%), artigos de residência (+7,27%) e habitação (+6,18%).

Em janeiro, os principais responsáveis pelo aumento da inflação foram os transportes e o setor de alimentos e bebidas. Segundo avaliação do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) com base nos dados do IPCA, o impacto do aumento dos combustíveis e pneus foi de 1,55% no valor dos transportes.

A gasolina subiu 4,52% e o óleo diesel, 3,78%. Já a tarifa dos ônibus intermunicipais está 3,3% mais cara. Apesar disso, o início de 2021 favoreceu a queda de 17,15% nas passagens áreas e de 9,37% no transporte por aplicativo.

Na Grande Vitória, os alimentos apresentaram inflação de 0,9%, chegando a 1,54% nos restaurantes (alimentação fora do domicílio). Dentro de casa, o custo do supermercado cresceu 0,7%.

*Com informações do IJSN

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA