Findeslab é o novo espaço de inovação no ES

O Findeslab está localizado na Avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória
(Foto - Alexandre Mendonça/Divulgação)

E primeiro edital já será lançado nesta sexta-feira (6)

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) inaugurou, nesta quinta-feira (5), um novo espaço para fomento da inovação, o Findeslab. Instalado no topo do edifício-sede da entidade, o novo hub tem o objetivo de criar um ambiente para desenvolvimento de novos produtos, negócios e soluções.

A meta da Findes é gerar R$ 100 milhões em projetos e 1.000 startups ao longo dos próximos dez anos. Desta forma, o intenção é colocar o Espírito Santo entre os dez Estados mais inovadores em cinco anos.

“A inovação sempre esteve presente na história da humanidade, guiando a evolução do mundo. A Findes, que foi criada em 1958 para apoiar o processo de industrialização do Espírito Santo, dá em 2019 mais um passo importante para tornar a indústria capixaba ainda mais forte”, ressaltou o presidente da Findes, Leo de Castro.

De acordo com Castro, foram investidos R$ 9,5 milhões para a conclusão das obras, com recursos obtidos junto à CNI – caracterizados como capital privado. “Acreditamos que o novo ciclo de desenvolvimento do Espírito Santo será fruto do surgimento de uma indústria mais inovadora e tecnológica. Não há nada mais inclusivo para a sociedade que a inovação”, destacou.

Inauguração Findeslab
Diretor regional do Senai, Mateus de Freitas; presidente da Findes, Leo de Castro; presidente da CNI, Robson Andrade e o Governador do ES, Renato Casagrande (Foto – Divulgação/Findes)

O presidente destacou que o Findeslab é um marco para o setor industrial, que historicamente é agente impulsionador da economia do Espírito Santo, responsável por 22% de seu PIB e gerador de valor para a sociedade.

“Um marco também para a história da federação que, ao completar 61 anos de existência, reafirma o seu compromisso com a indústria capixaba: ser a porta de acesso à tecnologia e à informação para solucionar os desafios de seu tempo”, destacou o presidente.

Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial

Com o objetivo de promover a inovação aberta e o empreendedorismo industrial no Espírito Santo, a Findes e o Senai lançam nesta sexta-feira (5) o Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial com a presença de representantes de diversas indústrias e do ecossistema de inovação do Estado.

Área interna do Findeslab
(Foto – Alexandre Mendonça/Divulgação)

O programa visa estimular a inovação aberta, onde grandes empresas capixabas expõem seus desafios e empreendedores e startups de base tecnológica deverão propor soluções inovadoras. Todo o processo será desenvolvido em conjunto com o Senai e envolvendo vários atores do ecossistema em uma ação colaborativa.

O propósito é facilitar o acesso da indústria à inovação, promovendo as conexões que potencializem o desenvolvimento de soluções de alto impacto e gerem valor para a indústria e a sociedade, envolvendo a academia, o setor produtivo, o governo, investidores e os empreendedores de forma geral.


LEIA TAMBÉM
Conteúdo Publicitário