Imprensa Oficial implanta sistema de leitura on line para pessoas com deficiência visual

Permitir o acesso on line ao conteúdo do Diário Oficial é a nova proposta do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo para as pessoas com deficiência visual. A partir desta quarta-feira (21) será disponibilizado – em caráter experimental – no site www.dio.es.gov.br uma adaptação em seu Sistema On-line de Consulta de Diários – PDF Clipper, desenvolvido pela empresa Fluxwire Sistemas, possibilitando que essas pessoas também realizem consultas e leitura.

Com as novas adaptações, baseadas no Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), as pessoas com deficiência visual podem navegar pelo sistema por meio de um teclado comum, utilizando programas de leituras de tela por meio sonoro.

O programa que melhor atendeu as demandas do site do DIO/ES, foi o Virtual Vision, que tem o propósito de promover a inclusão digital para deficientes visuais. O Virtual Vision busca informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, telas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo. O programa está disponível gratuitamente no site www.vitrtualvision.com.br, no link “baixar o arquivo”.

O acesso será disponibilizado para leitura das publicações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de publicações nos cadernos: “Licitações” e “Municipalidades e Outros”.

Para o diretor presidente do DIO/ES, Ademir Rodrigues, a implantação do sistema tem como objetivo disponibilizar o conteúdo on line do Diário Oficial do Estado para pessoas com deficiência, dentro das normas de acessibilidade do Governo Federal.

Leitores de Tela
Os leitores de tela são programas de software que convertem texto em voz sintetizada e as pessoas com deficiência visual ouvem o conteúdo da web. Os Leitores de tela permitem aos usuários navegar pelo conteúdo da web de muitas maneiras. O usuário pode simplesmente deixar que o leitor de tela leia tudo de cima para baixo, uma linha de cada vez, ou o usuário pode usar a tecla ‘TAB’ para navegar a partir de link para link.

Limitações dos Leitores de Tela
Imagens – Os leitores de tela não podem descrever imagens. A única maneira que um leitor de tela tem para poder transmitir o significado de uma imagem é a leitura do texto do documento, que serve como um substituto ou alternativo para a imagem.

Visual e layout – Além disso, leitores de tela não podem fazer o levantamento da totalidade de uma página da web como um usuário visual pode fazer. Um usuário visual pode olhar para uma página da web e logo perceber a forma como ela está organizada, para em seguida ir para o conteúdo mais importante. Um leitor de tela não é capaz de fazer isso. Ele lê de forma linear, uma palavra de cada vez. Não pode saltar de maneira mais inteligente, alheio aos conteúdos intermediários, tais como anúncios ou barras de navegação.

Tabelas de Dados – Do mesmo modo, devido aos leitores de tela terem de realizar a leitura linearmente, os dados de tabelas podem ficar bastante confusos, Principalmente, se a tabela estiver em formato de imagem (JPG).

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome