24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Isolamento social custa R$ 20 bi ao Brasil, aponta estudo

De acordo com o estudo do Ministério da Economia, as projeções podem ser muito piores caso a paralisação dure por um período maior do que até 31 de maio

O isolamento social custa em média R$ 20 bi ao Brasil, segundo aponta o estudo da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, divulgado na terça-feira (12). O custo imediato foi estimado com base em levantamento detalhado de informações para os 128 produtos da Tabela de Recursos e Usos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o isolamento social é defendido por autoridades sanitárias, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de evitar a transmissão do novo coronavírus (Sars-Cov-2), e o colapso da saúde e dos hospitais.

- Continua após a publicidade -

O estudo afirma também que os impactos econômicos podem ser divididos em três pontos: impacto imediato diante das restrições à produção e ao consumo; duração do período de recuperação; e impacto sobre a trajetória de longo prazo da economia.

Além disso, o estudo faz um alerta: o prejuízo poderá ser ainda maior caso a paralisação seja maior que o prazo de 31 de maio. Os efeitos do isolamento social não ocorrem somente no período em que vigora, mas tem efeitos para os trimestres e anos posteriores, conforme explica a SPE.

*Da redação, com informações do O Estado de S. Paulo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA