O objetivo da iluminação especial do Grande Buda é alertar os motoristas e motociclistas para o movimento internacional de conscientização com foco na redução de acidentes
Por Wesley Ribeiro
Quem trafega a noite pela BR-101 na altura de Ibiraçu, no interior do Espírito Santo, se depara com o Grande Buda do Mosteiro Zen Morro da Vargem diferente. É que a estátua recebeu uma iluminação especial em alusão ao Maio Amarelo. O objetivo é alertar os motoristas e motociclistas para o movimento internacional de conscientização com foco na redução de acidentes.
A iluminação do local, que atrai turistas por ser a maior estátua de Buda do Ocidente, com 35 metros de altura, e se destaca por sua grandeza e representatividade, é simbólica também devido à localização às margens da BR-101. O ato possibilita a sensibilização para a causa do Maio Amarelo por parte de condutores e passageiros que passam pela rodovia.
- Festival de Inverno de Guaçuí 2022 anuncia atrações
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
A cerimônia de iluminação oficial aconteceu na última terça-feira, 17 de maio de 2022, e marca a parceria do Mosteiro com o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).
“Ter o Grande Buda iluminado de amarelo é um relevante alerta para que todos que transitam pelo local participem desse movimento e contribuam para a redução de acidentes. Principalmente ali, por estar em uma rodovia movimentada, que registra muitos acidentes e mortes. Se cada condutor que passar no local se sensibilizar e seguir sua viagem com a velocidade adequada da via, obedecendo à sinalização, temos certeza que vamos ter viagens mais tranquilas e vidas salvas, que é o objetivo principal do Maio Amarelo”, afirmou o diretor geral do Detran-ES, Harlen da Silva.
Programação
Durante todo o Maio Amarelo, o Detran|ES está desenvolvendo ações educativas e atividades em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas para chamar a atenção da sociedade para o alto número de acidentes e a importância da participação de todos, visando à construção de um trânsito mais gentil e seguro em todos os 78 municípios capixabas.
Confira a programação do Movimento Maio Amarelo aqui.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas neste mês no Espírito Santo e em todo o mundo têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano.
O tema deste ano, “Juntos salvamos vidas”, foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras.
Com informações do Detran-ES.