23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Ilha do Frade recebe ação de recuperação da vegetação nativa

A ação de sustentabilidade e valorização do meio ambiente terá o plantio de mais de 5 mil mudas de plantas nativas

Por Paula Bourguignon

A Ilha do Frade, um dos mais belos cartões-postais de Vitória, recebe nesta segunda-feira (15) uma grande mobilização que irá possibilitar o restabelecimento do equilíbrio ecológico na região.

- Continua após a publicidade -

A Praia das Castanheiras recebeu o plantio de 200 mudas nativas, em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Vitória, a Vale, a Associação dos Moradores, Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (SAMIFRA) e o Instituto ECOMARIS.

Na prática, mais de 5 mil mudas serão plantadas em uma área de 13 mil metros quadrados, com o cercamento protetório de trechos das praias. Entre as mudas, há bromélias, gravatás e pitangueiras e araçás além de outras que servem de alimento, sendo necessária a remoção de árvores exóticas.

“Recuperar essa faixa de cobertura vegetal nativa de restinga é fundamental para tornar o ambiente costeiro mais aprazível, com a vinda de animais nativos, fazendo a devida contenção da erosão eólica. A vegetação é abrigo para uma série de animais silvestres, principalmente aves que vivem nesse ambiente costeiro. Elas fazem seus ninhos nessa área de vegetação de restinga”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Além disso, o projeto é fundamental para a biodiversidade dos animais marinhos, principalmente a proteção da Baía das Tartarugas. “A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baía das Tartarugas é uma das maiores áreas de valorização ambiental que nós temos, com toda a dinâmica marinha que ela possui. Além da ocorrência das tartarugas, que dão nome à região, temos um mosaico de diferentes ambientes, incluindo a orla, a areia, costão rochoso, ilhas, a foz do Rio Camburi, tudo isso faz com que seja uma das maiores áreas de ocorrências de uma série de organismos importantes como peixes, tartarugas, golfinhos, aves e muitos outros”, afirma Tarcísio.

Cronograma

A poda de árvores exóticas e o cercamento de praias serão realizados durante todo o mês de agosto. Entre agosto e dezembro, serão realizadas atividades de plantio de mudas nativas, irrigação e limpeza. Já a manutenção será planejada para ter duração de, aproximadamente, um ano.

Com informações do Site da Prefeitura de Vitória (PMV).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA