A ação de sustentabilidade e valorização do meio ambiente terá o plantio de mais de 5 mil mudas de plantas nativas
Por Paula Bourguignon
A Ilha do Frade, um dos mais belos cartões-postais de Vitória, recebe nesta segunda-feira (15) uma grande mobilização que irá possibilitar o restabelecimento do equilíbrio ecológico na região.
A Praia das Castanheiras recebeu o plantio de 200 mudas nativas, em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Vitória, a Vale, a Associação dos Moradores, Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (SAMIFRA) e o Instituto ECOMARIS.
- Parceria internacional pela preservação das baleias-jubarte
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Na prática, mais de 5 mil mudas serão plantadas em uma área de 13 mil metros quadrados, com o cercamento protetório de trechos das praias. Entre as mudas, há bromélias, gravatás e pitangueiras e araçás além de outras que servem de alimento, sendo necessária a remoção de árvores exóticas.
“Recuperar essa faixa de cobertura vegetal nativa de restinga é fundamental para tornar o ambiente costeiro mais aprazível, com a vinda de animais nativos, fazendo a devida contenção da erosão eólica. A vegetação é abrigo para uma série de animais silvestres, principalmente aves que vivem nesse ambiente costeiro. Elas fazem seus ninhos nessa área de vegetação de restinga”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Além disso, o projeto é fundamental para a biodiversidade dos animais marinhos, principalmente a proteção da Baía das Tartarugas. “A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baía das Tartarugas é uma das maiores áreas de valorização ambiental que nós temos, com toda a dinâmica marinha que ela possui. Além da ocorrência das tartarugas, que dão nome à região, temos um mosaico de diferentes ambientes, incluindo a orla, a areia, costão rochoso, ilhas, a foz do Rio Camburi, tudo isso faz com que seja uma das maiores áreas de ocorrências de uma série de organismos importantes como peixes, tartarugas, golfinhos, aves e muitos outros”, afirma Tarcísio.
Cronograma
A poda de árvores exóticas e o cercamento de praias serão realizados durante todo o mês de agosto. Entre agosto e dezembro, serão realizadas atividades de plantio de mudas nativas, irrigação e limpeza. Já a manutenção será planejada para ter duração de, aproximadamente, um ano.
Com informações do Site da Prefeitura de Vitória (PMV).