23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

III Pouso da Tropa resgata costumes e culinária dos tropeiros capixabas

III Pouso da Tropa resgata costumes e culinária dos tropeiros capixabasEvento no interior do Estado homenageia cultura dos tropeiros com música e atrações culturais, além do famoso feijão tropeiro.

Nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, um evento reunirá os amantes da cultura tropeira da região do Caparaó Capixaba no quintal do Museu do Tropeiro, em Ibatiba, para divulgar e resgatar a tradição local. Trata-se do III Pouso da Tropa, que contará com programação cultural diversificada, que inclui moda de viola, contador de “causos”, apresentação de rotas turísticas, além do tradicional feijão tropeiro. A entrada será gratuita e aberta ao público.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa é promovida pela Associação Gestora de Turismo Rural de Ibatiba (Geturi) que planeja realizar o evento a cada dois meses, com o objetivo de ampliar os costumes e as tradições locais. “É muito importante que a identidade do tropeiro esteja sempre na rotina da população local. Queremos envolver toda a sociedade da região do entorno do Caparaó nessas ações para sempre fortalecer nossas origens”, explica Marcos Eduardo Poubel, presidente da Geturi.

Esta será a terceira edição do evento, que reúne mais de 250 pessoas envolvidas na preservação cultural e promoção de turismo nos municípios de Ibatiba, Iúna, Irupi, Brejetuba e Muniz Freire.

Durante o evento, o Museu do Tropeiro Salomão José Fadlalah estará aberto para visitação. No local, é possível conhecer um pouco mais sobre o casarão construído em 1924 e a história da família Fadlalah, imigrantes libaneses que construíram o imóvel, conferir exposições, objetos da época, como berrante, estribos de prata, capas de cangaia, chicotes e cabrestos, entre outros. O Museu também conta com biblioteca e sala de vídeo.

Tropeiros
Ficaram conhecidos como tropeiros os homens que viajavam pelo território nacional conduzindo animais (em especial mulas e cavalos) e atravessando mercadorias diversas que viriam a ser comercializados em vilas e cidades. Eram homens corajosos e confiáveis, a quem eram entregues todos os tipos de encomendas. O tropeiro foi personagem determinante para o progresso socioeconômico das regiões pelas quais atravessavam.

Serviço
III Pouso da Tropa
Data e horário: 12 de setembro (quarta-feira), a partir das 19h
Local: Quintal do Museu do Tropeiro Salomão José Fadlalah, em Ibatiba (ES)
Programação: Moda de viola, contador de “causos”, apresentação de rotas turísticas, além do tradicional feijão tropeiro (vendido a R$ 5, a porção).
Entrada: gratuita e aberta ao público.
Mais informações: [email protected]

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA