Projeto Destinos ES se junta ao compromisso de promover o desenvolvimento do turismo no Espírito Santo
Por Erik Oakes
Prepare-se para explorar o Espírito Santo como nunca antes! A Revista ES Brasil, em seu compromisso de promover o desenvolvimento do turismo no Espírito Santo, lança a inovadora iniciativa “Destinos ES”, um projeto que visa a divulgar as belezas e os atrativos do estado para o Brasil e o mundo. Portanto, prepare as malas pois o compromisso é visitar cada canto dos 78 municípios capixabas.
Essa ação, que teve início com a publicação do livro “140 Destinos Incríveis no Espírito Santo”, faz parte de um esforço contínuo da revista para posicionar o Espírito Santo como um destino turístico de destaque nacional.
“Que o Espírito Santo é repleto de belezas, o capixaba já sabe. Agora, precisamos apresentar o Estado para o mundo. Em meio a minhas viagens, sempre vi muitos atrativos e o esforço dos empresários para criar rotas turísticas. Assim, vi a oportunidade de ajudar no turismo capixaba e fazer uma celebração, apresentando um guia de experiências cuidadosamente selecionadas por um time de experts quando o assunto é turismo”, compartilha o diretor-executivo da Next Editorial, Mário Fernando Souza.
A ES Brasil sempre se dedicou a apresentar os encantos capixabas. Agora a missão é ampliar e levar o leitor a explorar cada canto do estado, revelando riquezas naturais, culturais e históricas que muitos ainda desconhecem, além de levantar discussões importantes. Assim, o que começou com o livro “140 Destinos Incríveis no Espírito Santo” ganha corpo e ramificações a partir deste mês de novembro, quando a iniciativa entra em sua segunda fase.
Ainda mais ambicioso e focado, o projeto “Destinos ES” terá uma série de ações para ajudar a promover o turismo no Espírito Santo. O projeto terá conteúdos no site da revista ES Brasil, além de podcasts e debates quentíssimos sobre turismo também nos perfis da Revista ES Brasil no YouTube e Instagram.
“Primeiramente, nós vamos trazer conteúdos sobre os 140 destinos, com todas as informações sobre como fazer para chegar, o que tem lá, as questões de acessibilidade, segurança, suporte de infraestrutura, hotelaria e mobilidade, para que as pessoas possam usufruir desses espaços de maneira única. Ainda teremos um podcast com conteúdos em que nossos jornalistas e especialistas vão trazer variadas experiências para que outros usufruam mais e melhor dos destinos”, explica Mario Fernando.
“Um dos grandes diferenciais dessa segunda fase do projeto são os debates, que reunirão especialistas do setor, representantes do governo e empresários do trade turístico. Os encontros discutirão as barreiras e os desafios enfrentados pelo Espírito Santo para se consolidar como um destino turístico de relevância nacional e internacional”, destaca o executivo.
O foco agora é não só apresentar os atrativos turísticos, mas fomentar discussões e propor soluções para o desenvolvimento sustentável do setor, abrangendo aspectos de infraestrutura, acessibilidade e a experiência do visitante. O projeto também está alinhado com os padrões internacionais, utilizando os critérios da Organização Mundial do Turismo (OMT) para avaliar e categorizar os destinos. “Vamos buscar trazer casos de sucesso dos principais destinos turísticos do Brasil, coisas que foram sendo desenvolvidas – no âmbito do serviço, da atração de investimento, – para que esses destinos realmente se potencializem e a partir daí colocar o Espírito Santo dentro dessa vocação adequada de ser um bom destino turístico. Até porque isso aqui é um paraíso e parece que a gente esconde esse destino. Então, a ES Brasil vai trazer o potencial de cada lugar, mostrar os costumes de cada um”, conta Mario Fernando.
Critérios da Organização Mundial do Turismo (OMT)
Entre os critérios analisados para avaliar e categorizar os destinos, estão:
– Infraestrutura: capacidade dos locais de receber turistas com conforto e segurança.
– Sustentabilidade: ações que promovem o turismo de maneira ambientalmente responsável.
– Experiência do visitante: a qualidade da experiência oferecida em cada destino.
– Acessibilidade e mobilidade: facilidade de acesso e locomoção nos destinos.
– Promoção nacional e internacional: a capacidade do destino de atrair turistas de outros estados e países.
Nova tiragem do livro
O sucesso da primeira edição do livro “140 Destinos Incríveis no ES” se perpetua também nesta fase. A partir de dezembro deste ano, uma nova tiragem do livro será lançada e distribuída estrategicamente em todo o Brasil. Assim como aconteceu com a primeira edição. “O livro está sendo tratado por muitos como um grande presente. Ele já está disponível em algumas bibliotecas públicas e espaços ligados ao turismo. Quando as pessoas têm contato com ele, o têm como um objeto a ser mostrado a visitas. Inclusive, tem pessoas que fazem questão de deixa-lo na sala de casa, para apresentar aos parentes e amigos”, explica o diretor-executivo da Next Editorial.
50 Melhores Destinos do ES
A segunda fase do “140 Destinos” terá seu ápice com a publicação de um novo livro, intitulado provisoriamente de “50 Melhores Destinos do Espírito Santo”, que será lançado em agosto de 2025. A seleção dos destinos será feita com base em critérios técnicos e por votação popular, envolvendo tanto o trade turístico quanto a população. Um comitê de especialistas será formado para analisar os dados e construir um ranking final.
O projeto já conta com importantes parcerias, como o Sebrae, o Sistema Findes e a Secretaria de Governo e Turismo do Espírito Santo. “Essas instituições vão oferecer apoio estratégico, informações e, em alguns casos, recursos financeiros para viabilizar a continuidade da iniciativa. O envolvimento dessas entidades reforça a seriedade do projeto e o compromisso com o objetivo de desenvolver o turismo capixaba”, destaca Mario Fernando.
O executivo reforça que a missão do “Destinos ES” vai além de promover os atrativos turísticos. A visão final é transformar o turismo em um motor de desenvolvimento econômico para o Espírito Santo, criando oportunidades de emprego, gerando renda e fortalecendo a identidade cultural do estado.
“Estamos em um paraíso que precisa ser revelado. Queremos mostrar as belezas naturais, a rica cultura e a diversidade gastronômica do Espírito Santo, tanto para os capixabas quanto para o Brasil e o mundo”, conclui Mario Fernando.
*Matéria publicada originalmente na revista ES Brasil 224, de novembro de 2024. Leia a edição completa de Turismo aqui.