Este é o menor número registrado nos últimos 28 anos, com o mês de junho de 2024 apresentando o menor índice desde 1996
Por Kebim Tamanini
O governador Renato Casagrande anunciou, em um vídeo divulgado nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (1º), que o estado registrou o melhor mês de junho e o melhor semestre da série histórica em termos de homicídios. O primeiro semestre de 2024 terminou com um total de 433 assassinatos, marcando uma redução significativa de 15,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este é o menor número registrado nos últimos 28 anos, desde que a contagem oficial começou.
Junho de 2024 se destacou como o mês com o menor número de homicídios desde 1996, com apenas 41 ocorrências. Este número superou o recorde anterior de junho de 2019, quando foram registrados 59 homicídios. Ao longo do ano, o Estado já vinha sinalizando avanços consistentes nos resultados trimestrais e bimestrais divulgados, mostrando uma tendência contínua de declínio na violência.
Apesar dos resultados positivos, Casagrande manteve uma postura cautelosa, enfatizando que ainda há muito trabalho a ser feito no combate à violência. “Temos que registrar, sem comemorar, pois ainda temos que trabalhar muito contra episódios de violência. Por isso temos o programa Estado Presente, que fortalece esse trabalho no Espírito Santo. Vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mais”, afirmou o governador.
Todas as cinco regiões do Espírito Santo apresentaram quedas notáveis nas mortes violentas durante o primeiro semestre de 2024. Na região Norte, a redução foi de 25,9% em relação ao ano passado. As regiões Sul, Noroeste e Serrana também mostraram melhorias, com quedas de 13%, 16% e 35,5%, respectivamente.
Na Região Metropolitana, a diminuição foi de 8,9%, atingindo, assim como no restante do Estado, o menor número de assassinatos desde 1996. Especificamente, até o final de maio, os municípios de Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória registraram 51, 46, 45 e 34 homicídios, respectivamente.
“Temos que agradecer muito e elogiar nossos policiais, que têm feito um trabalho incrível de prisão de lideranças criminosas, além de combate diário e ostensivo às organizações envolvidas no tráfico de drogas. Além disso, temos um programa que […], o Estado Presente, que foca muito na parte social do problema. A longo prazo teremos grandes resultados e um Estado muito menos violento”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas.
Confira uma entrevista que o secretário concedeu à ES BRASIL em abril deste ano.
O Projeto Estado Presente visa, principalmente, reduzir os elevados índices de crimes violentos, como homicídios e roubos, especialmente entre jovens de 15 a 24 anos em áreas de maior vulnerabilidade social, que historicamente são mais atingidas pela violência.