26.6 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Hilux: potência e elegância

Hilux: potência e elegânciaA picape Hilux foi o modelo responsável por apresentar ao consumidor brasileiro o novo DNA da Toyota, que alia durabilidade, qualidade e confiabilidade a um produto de luxo e conforto de primeira classe, sem abandonar o atrativo de um valor competitivo. Disponível em diferentes versões, o modelo agradou pela potência e força do motor e também pelo design moderno e arrojado.

Entre as diferentes versões, o consumidor pode escolher a Hilux Chassi/Cabine 4×4, Standard cabine simples com tração 4×2 ou 4×4, Standard cabine dupla 4×4 ou 4×2, SR cabine dupla 4×4 ou 4×2, SRV cabine dupla 4×4 com transmissão automática (A/T) ou manual (M/T) e SRV cabine dupla 4×2 com transmissão manual. Todos esses modelos possuem motor a diesel. O único com motor à gasolina é o SR 4×2 cabine dupla, lançado em 2009 pela montadora, com 2,7 litros e 16V VVT-i.

- Continua após a publicidade -

O sistema VVT-i é o comando de abertura de válvulas variável e inteligente. Integrado ao motor de 16V, gera potência de 158 cavalos e torque de 24,5 kgfm a 3.800 rpm (rotações por minuto). Todo esse sistema garante a Hilux SR 4×2 (gasolina) a mesma resposta em situações de arrancada, ultrapassagem e retomadas de velocidade que os modelos a diesel. Os demais sistemas, como transmissão manual, suspensão, freios e tração, também funcionam com o mesmo empenho da versão SR 4×2 a diesel.

Nos modelos a diesel, a Hilux une o forte desempenho ao pequeno consumo de combustível. Isso é possível por conta do motor implantado na linha de picapes. Nas versões SR e SRV, o motor é D-4D de 3.0 litros e 16V, com potência de 163 cavalos. Já nas versões Standard, o mesmo motor, com 2.5 litros e 16V, gera 102 cavalos de potência.

A transmissão em todos os modelos é a mesma, com caixa manual de cinco velocidades. Porém, a Hilux SRV 4×4, versão top de linha, vem acrescida da transmissão automática de quatro velocidades, além da tecnologia ECT, responsável por selecionar a marcha mais adequada ao tipo de terreno em que a picape trafega. Tal sistema tem como principal vantagem otimizar o desempenho e conferir melhorias nos níveis de consumo de combustível.

A Hilux tem o sistema de suspensão dianteiro independente, com barras estabilizadoras e molas helicoidais, que confere à picape maior suavidade e poder de manobra. Na suspensão traseira, o eixo rígido em conjunto com as molas semi-elípticas preparam a caçamba para receber grande volume de peso sem interferir no conforto de quem dirige.

As versões 4×4 trazem sistema de tração durável por conta da caixa de transferência mecânica que distribui o torque entre as quatro rodas. Esses modelos da picape permitem ao motorista dirigir em três tipos de tração, 4×2 traseira, 4×4 reduzida e 4×4. Em todas as versões, a Hilux apresenta sistema diferencial traseiro com deslizamento limitado, o que facilita o desempenho em superfícies com baixa aderência, distribuindo o torque de maneira uniforme para que as rodas não patinem.

A potência e a força do motor não foram as únicas preocupações da montadora, que também investiu em conforto no ambiente interno da picape, que se assemelha a um modelo de passeio. O formato anatômico dos assentos, a posição elevada e a regulagem de altura do banco para o motorista garantem mais conforto ao dirigir, mesmo em longas distâncias. Os demais ocupantes também ganharam mais espaço, principalmente para as pernas.

O conforto também é evidenciado pelos diversos porta-objetos espalhados pela cabine. Além disso, todo o interior foi revestido com materiais claros e suaves ao toque. Na versão SRV, modelo top, bancos, volante, portas laterais e manopla de câmbio são revestidos em couro de série. A Hilux também conta com direção hidráulica progressiva e regulagem de altura. O sistema de som possui CD player e MP3.

O fechamento da caçamba é feito por meio de chave, o que confere mais segurança no travamento. O relógio digital e o limpador de para-brisa funcionam com temporizador de velocidade. A Hilux traz ainda sistema one touch para acionamento do vidro do motorista, ar-condicionado com filtro de poeira, sistema de travamento central das portas com controle na chave, além de airbag duplo e freios ABS.

A versão SRV, mais completa, também possui faróis de neblina, estribos laterais, retrovisores externos cromados, ar-condicionado digital, computador de bordo, rodas de liga leve e comandos de som e computador no volante.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA