22.6 C
Vitória
quinta-feira, 2 julho, 2020

Guia sobre tributação do comércio atacadista e exterior é lançado

Leia Também

ES chega a 50 mil casos confirmados do novo coronavírus

Segundo o "painel Covid", até o momento, foram realizados 113.375 testes em todo o Estado.

Projeto prevê espaço para a imprensa capixaba na Ales

Na sala constará a atualização periódica e um banco de dados sobre as revistas e jornais dos municípios, antigos e atuais, além de fotos de momentos históricos e de profissionais da área de comunicação que prestaram relevantes serviços por meio do exercício de suas atividades. 

71% dos consumidores se sentem desconfortáveis em visitar locais públicos

Pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Accenture mostra que grande parte dos entrevistados não se sente à vontade em frequentar shoppings, bares, eventos esportivos e shows pelos próximos dois meses.

Grandes clássicos apresentados no segundo concerto on-line da Osses

A exibição virtual, que faz parte do projeto “[email protected] Sinfônica In Live”, começará às 20 horas, nas mídias sociais do Projeto Casa Verde.

A publicação faz parte do projeto de melhoria do ambiente de negócios no Estado

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) lançou, nesta quinta-feira (27), dois guias, um para direcionado para o setor comércio atacadista, outra para o comércio exterior. O objetivo das publicações é facilitar a compreensão da legislação tributária em setores importantes da economia capixaba.

Os guias de tributação foram elaborados a partir de parcerias entre a Sefaz, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), a Fucape Business School, o Sindicato de Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) e o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex).

Para o secretário de Estado a Fazenda, Bruno Funchal, os guias conferem mais segurança jurídica aos processos tributários. “Os guias alinham como o contribuinte deve proceder junto ao fisco, e isso reduz riscos e complexidades. É uma grande contribuição para os setores, é o resultado concreto de um trabalho coletivo que certamente vai trazer bastantes benefícios para o Estado”, afirmou.

O trabalho de equipe entre as secretarias e as entidades foi destacado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo. “Esse trabalho é mais um dos inúmeros esforços que a Sefaz fez em prol da melhoria do ambiente de negócios capixaba. Contamos com um espírito de equipe, de construir as coisas boas juntos e, em cima disso, vieram os bons projetos”.

O diretor-presidente da Fucape Business School, Valcemiro Nossa, falou sobre a participação do ambiente universitário na ação. “Enquanto academia, não podemos ficar distantes da realidade do mercado e do setor público. Esperamos desenvolver outras cartilhas em outros setores, porque esse não é um trabalho acabado, uma vez que é muito dinâmico, e já temos ideias de atualizações”, destacou.

Setores

O vice-presidente do Sincades, Renato Vianna Maia, destacou a importância do guia para o segmento. “Nós que estamos lá na ponta temos dificuldades enormes para conseguir cumprir todas as nossas obrigações. Tenho certeza que a cartilha vai ser muito divulgada em nosso setor. Será o livro de cabeceira de todo comerciante”, comemorou.

Já o presidente do Sindiex, Marcilio Rodrigues Machado, lembrou da forte vocação do Espírito Santo para atrair cada vez mais empresas. “Em um Estado privilegiado por sua localização geográfica e potencial logístico, uma cartilha esclarecedora sobre as tributações aplicadas no setor de comércio exterior vem para somar e ajudar a potencializar os resultados desse segmento tão importante para a nossa economia”, pontuou.

Guias de tributação

Em março deste ano a Sefaz, em parceria com a Fucape e o Sindirochas, lançou o Guia Tributação no Setor de Rochas Ornamentais. As cartilhas são um compilado das informações relativas ao ICMS incidente sobre as operações com o setor de rochas ornamentais com o comércio exterior e com comércio atacadista, de forma a dar uma visão geral de como funciona a tributação.

A coordenação geral dos trabalhos foi do professor doutor Rogério Dias Correia. Segundo ele, o grande desafio foi transformar a legislação em uma linguagem muito acessível por meio de exemplos práticos. “A ideia era orientar o contribuinte nas suas ações. Entre o texto e o pagamento do tributo existe um vácuo muito grande. Conseguimos congregar os diversos setores: a academia, os setores produtivos e a Fazenda Pública, e hoje temos um produto muito importante para a sociedade”.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial

Prazo para novos cadastros termina nesta quinta às 23h59. Saiba mais! Para quem ainda não se cadastrou a fim de receber o auxílio emergencial de R$...

Depois de dois meses em queda, produção industrial cresce 7% em maio

Alta é a maior desde junho de 2018 (12,9%), diz IBGE. Confira! A produção industrial brasileira avançou 7% na passagem de abril para maio deste...

Confiança do empresário sobe em junho pelo segundo mês, diz FGV

Índice atingiu 80,4 pontos em escala de zero a 200 pontos. Saiba mais! O Índice de Confiança Empresarial (ICE) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV)...

Intenção de consumo das famílias tem maior queda em dez anos, diz CNC

Em comparação a junho do ano passado a queda é de 24,1%. Confira! A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do...

Vida Capixaba

O clássico tricot retorna à moda com o inverno

Desde que caiu na graça das fashionistas, o tricot ganhou recortes e estampas mais atuais e se consolidou como a peça chave dos looks de inverno nos últimos anos.

Cinema drive-in será aberto a partir desta quinta (02), em Vitória

Tendência nos anos 1960, o Circuito Cine Drive-In, será realizado em um espaço montado no estacionamento da Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória.

População poderá opinar sobre projeto arquitetônico em Vila Velha

Estão previstas a construção de um centro de apoio aos visitantes com lojas, sede administrativa, salão, banheiros, depósitos, playground, estacionamento, entre outras melhorias.

Raul Seixas será próxima atração do Diversão em Cena

O espetáculo “Raulzito Beleza: Raul Seixas para Crianças” será apresentado neste domingo (28), às 16 horas, nas mídias sociais do projeto.
Continua após publicidade