Disputa pelo Executivo de Colatina tem cenário apertado entre atual prefeito e ex-deputado estadual
Por Robson Maia
O levantamento divulgado pela Futura, na última quinta-feira, aponta um cenário indefinido na disputa pela Prefeitura de Colatina, município da Região Noroeste do Espírito Santo. O atual prefeito e candidato à reeleição, Guerino Balestrassi (MDB), e o ex-deputado estadual, Renzo Vasconcelos (PSD), aparecem próximos no estudo publicado na última quinta-feira (29).
A pesquisa contou com 400 entrevistas, realizadas por telefone assistido por computador, entre os dias 21 e 28 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-06982/2024.
No cenário espontâneo, em que os eleitores não são informados sobre os candidatos envolvidos,Guerino lidera com 26,8%. Renzo Vasconcelos aparece em segundo, com 18,9% Completam a lista Luciano Merlo (PL), com 6,8%; Vinicius Bragatto (Novo), com 5%; e Ronaldo Jorge (DC), com 0,1%.
Indecisos são 34,6% do eleitorado, enquanto 5,5% votariam em branco ou nulo se a eleição fosse hoje. 2,2% mencionaram outros candidatos. A candidata do PSOL, Renata Marquesini (Psol), não pontuou.
Já no cenário estimulado, quando os entrevistados são informados dos candidatos envolvidos na disputa, Guerino Balestrassi chega a 35%, enquanto Renzo Vasconcelos tem 28,5%. Luciano Merlo chega a 10,3%, Vinicius Bragatto (Novo) faz 9,9% e Ronaldo Jorge (DC) faz 0,6% na estimulada. Indecisos são 10,7% enquanto branco ou nulo são 4,9%. A candidata Renata Marquesini (PSOL) não foi escolhida por nenhum dos entrevistados na estimulada.