22.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Guardas Municipais realizam recuperação de fios de cobre furtados

As Guardas Municipais de Vitória e Vila Velha estão intensificando os trabalhos na recuperação de fios de cobre furtados

Por Paula Bourguignon

Diferentes localidades da Grande Vitória têm sofrido com esses atos de vandalismo. O crime mais recente foi na madrugada desta terça-feira, dia 16 de agosto, em Vila Velha.

- Continua após a publicidade -

Durante as ações, os suspeitos cortam e roubam os materiais, sejam fios de cobre, cabos de energia e telefonia para vender principalmente para alguns ferros-velhos estas mercadorias.

Importante dizer que com o roubo de fios causa prejuízos não só financeiros, mas também causa transtorno nas vias, através da falta de iluminação e de sincronização dos semáforos, dificultando a vida dos motoristas e pedestres.

“Além do prejuízo financeiro com os furtos de fios de cobre, existem os prejuízos operacionais quando são subtraídos fios da rede semafórica que causam impacto no trânsito de toda a capital, em situações de rompimento da rede logica podem acontecer problemas de transmissão de dados em equipamentos de vital importância, como hospitais e unidades de saúde, causando atrasos e desgastes aos munícipes que necessitam de atendimento. Por isso a Guarda Civil Municipal de Vitória vem atuando intensamente contra este tipo de crime com prevenção ativa nos períodos noturnos e acompanhamento através das equipes de inteligência em criminosos contumazes que transitam pela capital. Com estas ações conseguimos diminuir os furtos e manter a normalidade em Vitória”, disse o Comandante da Guarda Civil Municipal de VItória em exercício, Thiago Reis.

A Prefeitura de Vitória tem atuado incisivamente no combate a esse tipo de crime, tendo queda de 18,2% em comparação ao período de janeiro a junho de 2021.

A Lei Municipal n° 9737 altera a Lei nº 6.080, de 29 de dezembro de 2003, acrescentando dispositivos que dispõem sobre a postura das empresas do ramo de sucata ou ferro velho, desmanche, comércio de peças usadas e congêneres, bem como da proibição de aquisição, estocagem, comercialização, reciclagem, processamento e beneficiamento de materiais metálicos ferrosos e não ferrosos sem comprovação de origem.

A Prefeitura de Vitória informa que a Guarda desde janeiro de 2021, cerca de 50 pessoas foram detidas por furto e/ou receptação de fios de cobre, em várias regiões do município. Já são 1,6t de material apreendido nesse período (em 2022 foram cerca de 600kg desse montante).

Irregularidade

A Prefeitura de Vitória solicita que os munícipes que souberem das irregularidades nos ferros velhos façam suas denúncias, mesmo que anônimas, através de 156, que a Guarda e a equipe da Fiscalização, que envolve as Secretarias de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e Meio Ambiente (Semmam), vão até o estabelecimento fazer a fiscalização para avaliar como estão as condições dos estabelecimentos.

A Guarda Municipal de Vitória menciona quando não é em flagrante, a Fiscalização vai até o comércio (fero velho), caso o proprietário não consiga provar a origem do produto a qual se encontra no seu estabelecimento, ele é conduzido por receptação e podendo o estabelecimento ser autuado e multado administrativamente. Dependendo da infração, o proprietário será multado.

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha informa que a Guarda age com patrulhamento preventivo para coibir furtos e outros crimes, além de fazer o trabalho ostensivo, apreendendo material e possíveis suspeitos de ilícitos. No caso do furto de fios, a população pode ajudar este trabalho acionando a Guarda Municipal de Vila Velha pelo telefone da Central, 3219-9929

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA