Guaçuí, Alegre e Vitória recebem espetáculo gratuito ‘A Última Cena’, inspirado em “O Rei Lear”, de William Shakespeare
Por Mariah Friedrich
O Grupo Teatral Caparaó, sediado na cidade de Alegre, apresenta nesta semana seu primeiro monólogo, “A Última Cena” em quatro diferentes datas, entre quinta (19) e domingo (220, nos municípios de Guaçuí, Alegre e Vitória. Partindo do texto “Rei Lear”, de William Shakespeare, a peça une o clássico ao contemporâneo, apresentando uma dramaturgia inédita, que perpassa as trajetórias e vivências de um ator em cena.
O espetáculo nasce do trabalho de residência artística realizada com o paulista Vinícius Piedade, que assina a direção da peça e divide a dramaturgia com o ator Danyel Sueth. Para o ator que intepreta o solo, o projeto representa um dos maiores desafios de sua carreira:
“O Rei Lear é um dos personagens mais complexos da história do teatro ocidental, e é uma grande honra dar vida a esse personagem, ainda mais no formato de monólogo, que é uma novidade para mim também, um grande desafio, sem dúvidas”, disse.
O diretor paulista descreve que o processo de residência com o grupo e a montagem do espetáculo aconteceu com muitas trocas e sinergia de ideias. “Ao abordarmos Shakespeare no hoje, partindo de uma obra do maior cânone do teatro, para dialogar com nossas próprias questões é um presente que nos demos. E que esperamos que o público sinta nas suas mais variadas camadas, do humor ao drama”, destacou Vinícius Piedade.
A companhia teatral comemora 14 anos de existência com a estreia do novo trabalho, contemplado no Edital de Artes Cênicas 010/2022 da Secretaria da Cultura (Secult) e realizado com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura).
Sinopse
O espetáculo “A Última Cena” nasce de uma residência artística com o diretor e ator paulista Vinícius Piedade, artista que conquistou notoriedade no teatro fazendo espetáculos solos pelo Brasil e pelo mundo.
No primeiro espetáculo solo do Grupo Teatral Caparaó, o ator Danyel Sueth encara não apenas o desafio de encenar um monólogo como também de interpretar um dos personagens mais complexos da história do teatro ocidental, o “Rei Lear”, de William Shakespeare.
Ainda que seja inspirada em uma obra canônica, “A Última Cena” se debruça também sobre uma dramaturgia autoral, assinada pela dupla Piedade e Sueth, em que questões contemporâneas do fazer teatral, que perpassam as trajetórias e as vivências de um ator em cena e se fundem à dramaturgia clássica de Shakespeare, fazendo surgir uma nova obra, contemporânea e clássica ao mesmo tempo.
Serviço
“A Última Cena”
Quinta-feira (19): Ensaio aberto no Teatro Fernando Torres (Guaçuí). 20h. Entrada gratuita
Sexta-feira (20): Estreia – Teatro Fernando Torres (Guaçuí). 20h. Entrada gratuita
Sábado (21): Biblioteca Municipal (Alegre). 20h. Entrada gratuita
Domingo (22): Teatro Sônia Cabral (Vitória). 18h. Entrada gratuita